Enem: primeiro dia é neste domingo (5) com 4 milhões de inscritos

Atualizado em 5 de novembro de 2023 às 13:02
Estudantes brasilienses concluem simulado do Enem
Colégio Setor Oeste, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 7/7/2016 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

O primeiro dia do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) é neste domingo (5) e quase 4 milhões de candidatos estão inscritos para fazerem a prova. O exame começa com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

O portões dos locais das provas são abertos a partir do meio-dia e fechados às 13h. Por isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o candidato chegue ao meio-dia no local do exame.

Para evitar qualquer contratempo, o avaliado deve sair com antecedência de casa e checar se está com a documentação e material necessários. Vale lembrar que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida.

O local em que o candidato fará a prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. Não há obrigatoriedade em levá-lo, mas estar com el mãos facilita para localizar o prédio e a sala.

Pelo menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz após temporal. Foto: Reprodução

O que levar no Enem

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link