Enem traz ditadura brasileira de volta após tema sumir da prova sob Bolsonaro

Atualizado em 5 de novembro de 2023 às 20:06
Durante governo Bolsonaro, o Enem ficou 3 anos sem abordar esse período da história do país. Foto: Reprodução

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (5), trouxe à tona uma série de questões que abordaram temas variados e pertinentes à atualidade no Brasil e no mundo. Entre os tópicos destacados, a ditadura militar no Brasil retornou como conteúdo das questões após um hiato de três anos. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que demonstrou apoio à ditadura, houve uma ausência desse tema no exame, contrariando a prática que remontava a 2009. No entanto, a edição desse ano contemplou pelo menos duas questões diretas sobre o período.

Educadores e professores elogiaram a retomada de temas históricos e sociais no Enem, considerando-a positiva. A presença desses assuntos na prova eleva a importância de sua inclusão no currículo do ensino médio, tornando-os mais relevantes para o processo de ensino-aprendizagem. A prova abordou também questões relacionadas à história da Palestina, a migração de judeus para o Brasil, desigualdade de gênero, valorização da identidade indígena, racismo e outros temas de relevância contemporânea.

enem inep
Redação teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Foto: Reprodução

Além disso, o Enem incorporou trechos de obras do renomado pedagogo Paulo Freire e dos escritores Conceição Evaristo e Itamar Vieira Júnior, evidenciando a diversidade de conteúdos presentes na avaliação. Até mesmo a música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, foi objeto de uma questão no exame.

Temas ligados ao meio ambiente também foram abordados no exame, refletindo a crescente preocupação com questões como mudanças climáticas, aquecimento global, desmatamento na Amazônia, grilagem de terras e sustentabilidade. O Enem deu ênfase a tópicos relacionados ao meio ambiente, destacando a importância de considerar a preservação e a sustentabilidade em um mundo em constante transformação.

Neste primeiro dia, os estudantes responderam a 90 questões de ciências humanas e linguagens, além de realizar uma redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O exame continua sendo uma importante ferramenta de avaliação e seleção para o ingresso no ensino superior no país.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link