Enquete: O impeachment de Dilma foi golpe?

Atualizado em 31 de agosto de 2021 às 20:12
Dilma Rousseff em foto
Dilma Rousseff – Jacques Demarthon/AFP

Hoje (31) se completaram cinco anos do afastamento da presidenta Dilma Rousseff (PT). Para boa parte da população, ela sofreu um golpe porque não houve crime de responsabilidade. Outros consideram que o impeachment foi correto, embora atualmente seja uma minoria.

Em evento para lembrar a data, Dilma participou e discursou falando sobre o que sofreu, e ela chamou pelo nome: golpe. A ex-presidenta fez questão de lembrar que o início de tudo o que o país vive se deu ali, no afastamento.

Em outras entrevistas, a petista já havia lembrado também que tratava-se de um golpe misógino. É assim que muita gente tratou o tema em eventos pelo país nesta terça-feira. Embora outro grupo político insista em negar, a história já está tratando de mitigar a injustiça.

Leia mais:

1 – Grupo de Boulos vence e PSOL fica mais perto de apoiar Lula em 2022

2 – O perfume Agro-Sangrento de Bolsonaro. Por Hildegard Bogossian

3 – Bolsonaro sairá do governo preso, diz maioria de leitores do DCM

Dilma e o Golpe

Embora historicamente seja impossível ignorar os elementos de golpe sofridos por Dilma. Muito menos que foi um ato machista contra ela, mas também contra o povo brasileiro. É fundamental enxergar como parcela da sociedade debate o tema neste momento.

No ponto em que o impeachment completou cinco anos, o Brasil está em frangalhos. Tanto que até a população lembra que tudo piorou, mas já é tempo de chamar o afastamento pelo nome. Golpe.