Enriquecimento ilícito: presidente do Peru é alvo de buscas após escândalo dos Rolex

Atualizado em 30 de março de 2024 às 8:34
A presidente do Peru, Dina Boluarte. Foto: reprodução

Na madrugada deste sábado (30), autoridades peruanas invadiram a residência da presidente Dina Boluarte em meio a uma investigação por suposto enriquecimento ilícito, segundo informações da Folha de S.Paulo. A ação foi motivada pelo uso de relógios Rolex que a mandatária teria deixado de declarar como parte de seu patrimônio.

Cerca de 40 agentes e promotores participaram da diligência, com o objetivo de registrar a residência e apreender os relógios Rolex cuja origem e compra Boluarte não detalhou.

Desde 18 de março, a presidente peruana está sob investigação por suposto crime de enriquecimento ilícito e omissão de declarações em documentos públicos. O caso surgiu a partir de uma denúncia jornalística sobre uma suposta coleção de relógios de alta gama não declarada por Boluarte.

A ação conjunta do Ministério Público e da polícia foi transmitida pelo canal de televisão local Latina, mostrando os agentes cercando a residência localizada no distrito de Surquillo, a leste de Lima, e bloqueando o tráfego de veículos nas ruas.

A invasão à residência teve fins de registro e apreensão, conforme declarou a polícia. A intervenção foi autorizada pelo Supremo Tribunal de Investigação Preparatória, presidido pelo juiz supremo Juan Carlos Checkley, a pedido do Procurador-Geral.

Policial arromba porta de residência
Polícia invade casa da presidente do Peru. Foto Reuters

A invasão surpresa ocorreu após o Ministério Público rejeitar o pedido da presidente para adiar uma convocação fiscal, prevista para o início da semana, na qual ela deveria apresentar os relógios e seus comprovantes de aquisição.

Se acusada neste caso, ela não poderá ser julgada até julho de 2026, ao término de seu mandato, de acordo com a Constituição, mas pode ser investigada. Contudo, o escândalo pode resultar em um pedido de impeachment pelo Congresso alegando “incapacidade moral”, o que requer apoio dos partidos de direita que controlam o parlamento unicameral.

Os promotores que participaram da invasão não deram declarações aos jornalistas presentes do lado de fora da residência. Segundo a imprensa, a presidente não estava em sua residência e não se sabe se estava em seu escritório no Palácio do Governo.

O escândalo foi desencadeado por uma reportagem do programa jornalístico “La Encerrona” em meados de março, que revelou o uso de relógios Rolex por Boluarte em atividades oficiais desde que assumiu como vice-presidente do governo do ex-presidente Pedro Castillo e ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social em 2021.

Boluarte afirmou que se trata de um relógio “antigo” e que é fruto de seu “esforço”, pois trabalha desde os 18 anos. “Entrei no Palácio do Governo de mãos limpas e sairei de mãos limpas, como prometi ao povo peruano”, declarou Boluarte, de 61 anos, na semana passada.

Devido ao escândalo, a Controladoria da República anunciou que revisaria novamente as declarações de bens que Boluarte apresentou nos últimos dois anos em busca de algum eventual desequilíbrio patrimonial.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link