Entenda a investigação da PF envolvendo Renato Cariani

Atualizado em 12 de dezembro de 2023 às 22:16
O influencer Renato Cariani, alvo de investigação da PF. Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Hinsberg, que visa investigar um grupo suspeito de desviar produtos químicos para a produção de cocaína e crack.

A operação, conduzida em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Receita Federal, tem como um dos 16 alvos o empresário Renato Cariani.

A PF identificou 60 transações fraudulentas realizadas pelas empresas investigadas ao longo de seis anos. Cerca de 12 toneladas de insumos, como fenacetina e manitol, teriam sido desviadas para células de organizações criminosas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A operação resultou no cumprimento de 18 mandados de busca nesses estados.

“Nós sabemos que esse produto que é desviado e essa droga que é introduzida já com o batismo, digamos assim, é feita por meio de organizações criminosas”, afirmou o delegado Fabrizio Galli, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da PF em São Paulo.

Segundo a PF, a relação dos desvios com o tráfico de drogas está clara pelo que já foi apurado. “O produto investigado foi efetivamente desviado e efetivamente esses produtos químicos de alguma forma foram usados para adulteração e ampliação da droga, que entrou em circulação em território nacional”, apontou.

Galli reforçou que a quantidade de droga que pode ter sido produzida depende do nível de pureza do “produto final”. “Pelo que a gente tem da perícia, os produtos (cocaína) têm mais ou menos entre 20% e 30% de pureza. O resto são produtos químicos que aumentam o volume”, disse.

Dentre esses produtos, incluem-se os insumos desviados no esquema, como fenacetina, lidocaína e manitol. Embora considerados legais em alguns mercados, esses compostos são frequentemente usados para aumentar o volume de drogas como a cocaína, impulsionando os lucros das organizações criminosas.

“Essas substâncias são utilizadas para refino e adulteração de drogas (…) A Polícia Federal tem um catálogo, faz o controle administrativo de diversos produtos químicos”, afirmou o delegado da Polícia Federal Vitor Vivaldi, que chefiou as investigações do caso.

O esquema envolvia desvios de produtos químicos utilizando o nome de grandes multinacionais para emissão de notas fiscais falsas. Vivaldi destacou que os produtos desviados são comumente utilizados para aumentar o volume de drogas, como cocaína, impulsionando os lucros das organizações criminosas.

“Começou através de denúncias de grandes multinacionais, cujos nomes estavam sendo utilizados para a emissão de notas fiscais de produtos controlados utilizados para refino e ampliação de crack e cocaína”, relatou.

A operação também revelou a participação de terceiros. Os desvios ocorriam após o suposto depósito, sendo alguns produtos provenientes das próprias empresas investigadas e outros de fornecedores externos.

“São pessoas utilizadas para fins de depósito em espécie, utilizando dados de multinacionais, como se fossem funcionárias dessas multinacionais, tendo como destinatário a empresa investigada pelo desvio”, disse.

A ideia dos suspeitos, segundo Vivaldi, seria não levantar suspeitas da Polícia Federal e de outros órgãos de controle, como a Receita. “Utilizando o nome dessas outras empresas fica cada vez mais difícil comprovar o elo do destinatário final, que seria contrabandista de droga”, explicou o delegado. “Esses produtos também são utilizados para fins farmacêuticos, por exemplo, para produção de remédios”, acrescentou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link