Entenda as funções de Tebet como ministra do Planejamento

Atualizado em 28 de dezembro de 2022 às 21:09
Simone Tebet falando e gesticulando, com roupa azul marinho
Simone Tebet (MDB) será a ministra do Planejamento no governo Lula. Foto: Reprodução/Instagram

Simone Tebet será a titular do Ministério do Planejamento durante o governo Lula e ficará responsável por uma série de discussões importantes para a próxima gestão, como a nova regra fiscal que substitui o atual teto de gastos. A nova reforma deve ser planejada pela pasta comandada por ela. A informação é da Folha de S.Paulo.

A senadora foi aconselhada adotar a avaliação permanente de políticas públicas como a principal tarefa de sua pasta. A ideia é que a análise esteja conectada à elaboração e execução do Orçamento. A futura ministra também vai atuar como interlocutora junto a parlamentares durante a discussão dos detalhes das reformas no Congresso Nacional.

Junto de Fernando Haddad, que será ministro da Fazenda, ela será responsável pela articulação com parlamentares nos temas econômicos. O petista já disse que um novo arcabouço fiscal entra na pauta das pastas após a posse e já é aguardada uma parceria para elaboração do texto.

O governo precisa apresentar uma proposta por meio de lei complementar até agosto. O futuro titular da Fazenda já disse que quer encaminhar o texto ainda no primeiro trimestre.

O ministério de Tebet será responsável pela Secretaria do Orçamento Federal (SOF), um dos órgãos mais centrais da Esplanada. A pasta é responsável por elaborar a proposta anual do Orçamento, suas diretrizes e o PPA (Plano Plurianual), que expõe as prioridades da gestão para os quatro anos seguintes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link