Entenda o motivo da desistência de Erica Malunguinho nas eleições deste ano

Atualizado em 14 de agosto de 2022 às 17:21
Deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL),

Erica Malunguinho (PSOL) anunciou na segunda-feira (8) que não é mais candidata a uma vaga no Congresso. Segundo ela, novos caminhos seriam traçados, mas continuaria “na luta diária pelo meu povo e por todos que foram colocados em situação de exclusão”.

Alguns motivos foram especulados, entre eles, uma possível questão de saúde familiar. No entanto, acredita-se que o principal fator a ter levado Erica a desistir das eleições foi uma disputa entre ela e o candidato Douglas Belchior (PT), que poderia fazer com que os votos do movimento negro fosse divididos.

Vale ressaltar que a equipe de articulação política da deputada nega esses motivos, mas ainda não se pronunciou sobre o real fato.

Anteriormente, Malunguinho parecia estar bem próxima de seus eleitores. Em suas redes sociais fez inclusive uma publicação onde anunciou sua pré candidatura, com a seguinte legenda:

”Ialorixás, artistas, ativistas e lideranças do movimento negro se revezavam ao microfone no pré-lançamento da candidatura de Erica Malunguinho a deputada federal pelo Psol de São Paulo, na noite fria de 31 de março. A expressão ‘revolução do afeto’, citada mais de uma vez ao longo de seu discurso, alvoroçava o público em clima de festa no Aparelha Luzia, ‘quilombo urbano’ (como a parlamentar se refere ao centro cultural), no centro da capital paulista.”

“Está nascendo uma nova líder… No morro do Pau da Aparelha”, cantava a deputada estadual eleita em 2018, adaptando a letra do samba “Zé do Caroço”. Foi uma noite “regada de afeto, política e tecnologia ancestral”, disse Malunguinho em seu Instagram antes da desistência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link