Entenda o que é cisalhamento, que fez prédio ser evacuado em Praia Grande

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 22:33
Montagem de fotos de edifício e vigas rachadas
Edifício Residencial Giovannina Sarane Galavotti foi interditado – Reprodução/g1 Santos

Na tarde de terça-feira (13), um prédio residencial localizado em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi evacuado de forma emergencial após o Corpo de Bombeiros identificar um “cisalhamento de três pilares”. Esse fenômeno, que envolve uma relação de tensão-deformação em estruturas, provocou uma situação de risco.

O cisalhamento, que descreve a deformação de um corpo quando submetido a forças desiguais em direções semelhantes, é crucial em estruturas como vigas e colunas. No caso deste edifício, a sobrecarga em três colunas levou à ruptura, evidenciando a necessidade de intervenção imediata.

Além da evacuação, foram observadas rachaduras nas paredes próximas às janelas, indicando danos estruturais. Medidas como o esvaziamento da caixa d’água e a retirada de veículos foram adotadas para reduzir o peso sobre o prédio.

As autoridades ainda não determinaram as causas precisas da sobrecarga, mas estão conduzindo uma análise estrutural de emergência para compreender os fatores envolvidos. A Defesa Civil realizou reparos emergenciais para escorar as colunas afetadas, visando estabilizar a estrutura e evitar um possível desabamento.

Apesar da gravidade da situação, as avaliações da Defesa Civil de Praia Grande indicam que o risco iminente de colapso foi descartado. No entanto, não há previsão para que os moradores retornem às suas residências.

As autoridades permitiram que as famílias retornassem temporariamente para recuperar documentos pessoais e animais de estimação, ressaltando a importância da segurança contínua enquanto os reparos prosseguem. Com informações do G1.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link