Entenda por que Janja confirmou presença na Sapucaí em desfile que homenageia Lula

Atualizado em 11 de fevereiro de 2026 às 6:54
O roteiro do Carnaval de Lula e Janja
O presidente Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Foto: Reprodução

O governo federal avalia que não há irregularidade na participação de Janja no desfile de uma escola de samba que homenageará Lula (PT), e a primeira-dama deverá desfilar no Carnaval do Rio. Rosângela Lula da Silva participará, no domingo (15), da apresentação da Acadêmicos de Niterói, que levará para a Sapucaí um enredo dedicado ao presidente.

O petista também irá ao sambódromo para assistir ao desfile. A escola apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Integrantes da oposição questionam a homenagem e afirmam que haveria desvio de finalidade para promover autoridades, já que escolas do grupo especial recebem patrocínio federal. Também há críticas sobre suposta campanha eleitoral antecipada.

Assessores jurídicos do governo ouvidos pela Folha de S.Paulo entendem que não há problema na presença de Janja, uma vez que ela não ocupa cargo público nem é formalmente autoridade. A avaliação foi feita internamente por integrantes do Executivo, sem consulta formal específica sobre o tema.

A exposição de figuras políticas em eventos como o Carnaval é considerada sensível em anos eleitorais, como 2026. Parte dos petistas vê com preocupação a participação no desfile por considerar excessiva a exposição.

Há receio de eventual vaia, já que os desfiles duram mais de uma hora e o público é o mesmo para todas as escolas. Outros integrantes do partido descartam essa possibilidade e avaliam que a plateia estará concentrada nas apresentações, e não em manifestações políticas.

Lula articula agenda no Carnaval

O presidente acompanhará o desfile no camarote da Prefeitura do Rio, comandada por seu aliado Eduardo Paes (PSD). Nos últimos dias, Lula mencionou o evento a deputados durante jantar na Granja do Torto e mostrou o samba-enredo, que cita sua mãe, Dona Lindu.

Além do Rio, Lula planeja outras duas aparições no Carnaval. Uma delas deve ocorrer no Recife, onde pretende acompanhar o Galo da Madrugada a convite do prefeito João Campos (PSB). No mesmo dia, pode seguir para Salvador para assistir ao bloco Os Mascarados, cuja principal atração será a ministra da Cultura, Margareth Menezes. A ideia de acompanhar o show partiu de Janja.

No cenário político, Lula tenta manter alianças em Pernambuco e na Bahia. Em Salvador, busca fortalecer o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que enfrenta cenário adverso nas pesquisas diante do ex-prefeito ACM Neto (União).