Entidades da PF criticam decisão de Bolsonaro sobre aumento salarial

Atualizado em 29 de abril de 2022 às 20:56
Foto de funcionários da PF com faixas e cartazes contra a decisão do presidente Bolsonaro.
Manifestantes protestam na sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: Lucas Mendes / Poder 360

Entidades representativas de diferentes categorias da Polícia Federal (PF) foram contrários a falas do presidente Jair Bolsonaro (PL), que sugerem a exclusão da “reestruturação” das carreiras policiais. Os grupos afirmaram que em governos anteriores a corporação conquistou “avanços importantes”, mas que o governo atual está “fragilizando a instituição”.

“O atual governo, no entanto, se posiciona como exceção, fragilizando a instituição com sucessivas, frequentes e injustificadas trocas em postos de comando e, agora, com o possível cancelamento, também injustificado, da necessária reestruturação. O presidente deixa, mais uma vez, de honrar com a palavra quanto à valorização e fortalecimento da Polícia Federal, buscando ainda dividir as forças de segurança”, afirmaram em nota.

Em entrevista a uma rádio da cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, o chefe do Executivo afirmou que o governo pretende conceder aumento de 5% para todos os servidores públicos federais.

“Qual é a sugestão aqui? Daria 5% para todo mundo e o topo de vocês chegaria no topo do agente da PF. É o que está sendo discutido agora”, disse na entrevista.

Entidades protestam contra medidas do presidente

Apesar da insatisfação da categoria, Bolsonaro tentou acenar para os policiais federais. Culpa minha, vocês não tiveram ministro da Justiça e nem diretor-geral da PRF em 2019. Passou a reforma da Previdência, vocês levaram uma paulada e ficou por isso mesmo”, disse.

Em resposta, as entidades disseram que “É de se estranhar a possibilidade de cancelamento da reestruturação por parte do presidente da República. Ele próprio divulgou, de forma exaustiva, o compromisso com a reestruturação em função da importância, complexidade e responsabilidade do trabalho desempenhado pelas forças de segurança pública da União”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link