Destaques

Entidades judaicas detonam presidente da Confederação Israelita do Brasil por participar de jantar com Bolsonaro

Cláudio Lottenberg

Em carta aberta, as associações Judeus Pela Democracia-SP e Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil Henry Sobel manifestaram “indignação” pela participação de Cláudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein e da Conib (Confederação Israelita do Brasil), no jantar de empresários com o presidente Jair Bolsonaro.

“O presidente já demonstrou em inúmeras situações a indisposição de mudar de comportamento. Não há cooperação possível com Jair Bolsonaro. Há apenas a cooptação”, diz um trecho da carta, que está aberta para a coleta de assinaturas.

Leia na íntegra:

Ao presidente da Confederação Israelita do Brasil, Sr. Claudio Lottenberg,
Às demais entidades da comunidade judaica brasileira

“Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”
Martin Luther King

É com indignação que tomamos conhecimento da participação do presidente da CONIB Sr. Claudio Lottenberg, no jantar promovido pelo presidente da República Jair Bolsonaro em São Paulo, no dia 7 de abril de 2021. Aquele não se tratava de um encontro protocolar entre o presidente da República e o presidente da CONIB, mas de uma reunião com empresários com o objetivo de reconstruir a base de apoio político ao governo, abalada desde que foi divulgado o posicionamento conjunto de diversos empresários em repúdio à maneira como o governo federal tem lidado com a pandemia. Dessa forma, a presença no evento indica possível confusão entre as agendas institucional e pessoal de Lottenberg.

A participação em um evento dessa natureza não condiz com o cargo de representante político de uma comunidade que se orgulha de ser plural, nem com uma entidade que se propõe, entre outros objetivos, a combater a intolerância. Por uma infeliz coincidência, a “confraternização amistosa” aconteceu em Yom Hashoá, dia em que lembramos as 6 milhões de vítimas do Holocausto nazista.

Desde 2018, diversos grupos da comunidade judaica se colocaram contra Jair Bolsonaro, em repúdio a seus ataques à institucionalidade, aos demais poderes da República, à imprensa, à sociedade civil organizada, aos direitos humanos, à memória do Holocausto e a qualquer voz de oposição. As ideias, falas e ações do presidente o colocam à margem do campo democrático brasileiro, pois partem sempre da violência, da intolerância, do repúdio à diversidade e da negação à ciência. Como o filósofo judeu Karl Popper nos ensina, não se deve tolerar o intolerante, sob o risco de ter demolido o espaço de convivência entre os diversos.

Para além de autoritário, o presidente Jair Bolsonaro é o maior responsável pelas mais de 340 mil vidas perdidas pela crise de saúde da Covid-19, por sua gestão errática e irresponsável da pandemia. A ausência de coordenação nacional, a falsa dicotomia entre economia e saúde, a negação da ciência, as críticas recorrentes aos protocolos sanitários mínimos e os estímulos à aglomeração colocam na conta do presidente as centenas de milhares de mortes, números dignos de grandes guerras da história mundial. A crueldade em rir e fazer chacota de quem padece da doença passa de qualquer limite aceitável, e a humilhação internacional pela qual o atual governo nos faz passar deveria ruborizar qualquer cidadão brasileiro.

O presidente já demonstrou em inúmeras situações a indisposição de mudar de comportamento. Não há cooperação possível com Jair Bolsonaro. Há apenas a cooptação. A presença do presidente da CONIB visa dar legitimidade à ideia de um apoio de judeus a um projeto político que vai contra os mais altos valores humanistas e democráticos, legados a nós pela tradição e história do povo judeu. Por isso, repudiamos a atitude irresponsável do Sr. Claudio Lottenberg.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

MPF pede cassação de Castro, seu vice e presidente da Alerj por desvios

A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) pediu a cassação do governador do Rio…

3 minutos ago

Relatório da PF questiona delações da Lava Jato e acusa Hardt, Moro e Deltan de peculato

Um relatório assinado por delegado da Polícia Federal e utilizado por Luis Felipe Salomão, corregedor-nacional…

28 minutos ago

Caminhão em nome da empresa de Seif já foi apreendido com 320kg de maconha

A empresa JS Pescados, do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), já esteve envolvida em uma…

51 minutos ago

O muro da Mauá sabe o que destruiu Porto Alegre. Por Moisés Mendes

Sacos de areia foram amontoados na semana passada na base das 14 comportas do muro…

2 horas ago

Alexandre Nardoni deixa prisão após 16 anos da morte de Isabella

A Justiça de São Paulo concedeu a progressão para o regime aberto a Alexandre Nardoni,…

2 horas ago

VÍDEO – Senador gaúcho se emociona ao falar de chuvas no RS: “Nunca vi algo assim”

Ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Paulo Paim (PT), natural…

2 horas ago