Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/YouTube
Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/YouTube
Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:
Me parece haver algo estranho no vídeo que exibe a abertura de um shopping em SC. O vídeo não é jornalístico mas sim promocional. Todo o evento, com salva de palmas e solo de sax, é artificial.
Inclusive as pessoas com máscaras, transmitindo estarem embuídas responsabilidade social. E a euforia tentando esconder a apreensão… Tenho a impressão que pode ser uma encenação profissional. Custo a crer que nesse momento de preocupação com a morte alguém esteja excitado para fazer compras. E não estaria todo mundo sem dinheiro e sem emprego? Vão gastar as economias em algo não absolutamente essencial?
Deixarão de se proteger de um futuro incerto se esbanjando em promoções de inutilidades? Custo muito a crer que seja verdade. Não acredito que exista nenhuma ansiedade no momento por voltar a consumir. O que existe é desespero dos favorecidos pelo alucinado modelo contemporâneo de consumo em voltar a VENDER.
O vídeo me parece uma produção organizada para fins publicitários, custeada pelos interessados, e disfarçada de fato jornalístico. Se for, não sei se é crime, mas é mentira enganosa. A pandemia causou uma crise econômica; é preciso enfrenta-la; proteger o emprego, sobretudo, dizem e é verdade.
Quem quer proteger o emprego – ainda mais este precário assegurado pelas reformas trabalhistas e previdenciárias – quer se proteger é da falta de consumidores. Quem não ganha não gasta. Grandes fortunas são construídas com o comércio de miudezas para multidões de pobres. É o interesse desses empresários que está forçando o fim do isolamento sem preocupação alguma com risco à vida que causará.
Sobram pessoas para morrer nesse país inexistente que atende por Brasil. Nenhum dos donos das lojas daquele shopping estará trabalhando nas lojas que querem ver abertas; nem comprando nelas. Eles se fartam em ambientes exclusivos.
O desafio real desta crise é ela haver escancarado o custo humano da injustiça social histórica do mundo e do país nenhum que se faz nestas fronteiras nossas. Eu não pertenço a mesma nacionalidade que esses assassinos. Decidi não pertencer apesar do vínculo jurídico que não tenho como evitar.
No meu país sonhado não entram assassinos.
Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…
https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…
Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…
O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…
Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…
Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…