Destaque

Pedro Cardoso sobre Bolívia: “Já surgem personagens com a Bíblia na mão, do mesmo modo que no Brasil”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/Instagram

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, refletindo sobre o golpe contra Evo Morales:

Bom dia.

Eu estou atônito diante do que se passa na Bolívia. As informações que me chegam não dão conta de explicar a súbita derrocada de Evo Morales. Já surgem no panorama personagens com a Bíblia na mão a bradar seus mandatos divinos, do mesmo modo que aconteceu aqui no Brasil. Sem dúvida que fanáticos religiosos metidos na política não são em verdade religiosos; são fanáticos pelo poder, isso sim. Aqui no Brasil, a hipocrisia do projeto moralista messiânico já foi posta em evidência pela revelação dos vínculos com criminosos e suspeita de “rachadinha”, laranjal, interferência na PF, brigas internas etc. Quem ainda defende essa gente o faz por orgulho e medo. Lá na Bolívia acredito que o fenômeno seja semelhante.

Mas é tudo complicado e ruim. Para mim, que coloco a JUSTIÇA SOCIAL antes de qualquer coisa (ainda que não saiba como nela chegar) é evidente o quanto governos que a promovem sofrem resistência das elites econômicas e dos políticos a serviço delas. Toda vez que surge uma potência vinda da pobreza, e ela se personifica num líder que chega ao poder, a reação é brutal; e, quase sempre, desonesta. Mas Evo, por outro lado, desrespeitou plebicito que lhe impedia um quarto mandato. Como é possível defende-lo de o ter feito? Do mesmo modo que Nicolás afrontou o parlamento quando perdeu a maioria. Nada me convence que políticos de esquerda que desconsideram a democracia o fazem por amor ao povo. Acho antes que o poder os leva da vida comum e os acostuma no delírio de suas importâncias. Evo não quis deixar o poder porque já não sabe quem é se não for presidente. Putin, idem. Fidel, Mao, Stalin… E todo o elenco dos ditadores de direita, Pinoches e Francos e Salazares da vida. O poder é uma droga!

Evo fez bons, ótimos governos, até onde eu sei. Mas nem bons governos são melhores que a democracia. Evo, ao dar um golpe contra o plebiscito, deu moral aos inimigos da JUSTIÇA SOCIAL de lhe imporem um golpe. O mesmo se passou aqui. Ao aceitar a corrupção, o PT deu às elites – que do Estado, desonestamente, têm se valido desde sempre – o pretexto para golpeá-lo.

Políticos por todo o mundo estão destruindo a política por conta do seu vício em poder. Triste.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Sertanejo Zé Neto ganha 600 mil seguidores após posar com sunga volumosa; críticos dizem que é photoshop

Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…

4 anos ago

Internauta diz que Tolkien, morto em 1973, se inspirou em J. K. Rowling para escrever Senhor dos Anéis

https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…

4 anos ago

Após show em drive-in, baterista da banda Lagum morre aos 34 anos

Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…

4 anos ago

Chris Evans, o Capitão América, deixa vazar nude e bomba nas redes

O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…

4 anos ago

Glenda Kozlowski vai assumir o “Show do Esporte” na Band

Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…

4 anos ago

Felipe Neto revela: “Estou num grupo com o Adnet em que ele faz todas as imitações que pedimos”

Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…

4 anos ago