Pedro Cardoso sobre Bolívia: “Já surgem personagens com a Bíblia na mão, do mesmo modo que no Brasil”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/Instagram

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, refletindo sobre o golpe contra Evo Morales:

Bom dia.

Eu estou atônito diante do que se passa na Bolívia. As informações que me chegam não dão conta de explicar a súbita derrocada de Evo Morales. Já surgem no panorama personagens com a Bíblia na mão a bradar seus mandatos divinos, do mesmo modo que aconteceu aqui no Brasil. Sem dúvida que fanáticos religiosos metidos na política não são em verdade religiosos; são fanáticos pelo poder, isso sim. Aqui no Brasil, a hipocrisia do projeto moralista messiânico já foi posta em evidência pela revelação dos vínculos com criminosos e suspeita de “rachadinha”, laranjal, interferência na PF, brigas internas etc. Quem ainda defende essa gente o faz por orgulho e medo. Lá na Bolívia acredito que o fenômeno seja semelhante.

Mas é tudo complicado e ruim. Para mim, que coloco a JUSTIÇA SOCIAL antes de qualquer coisa (ainda que não saiba como nela chegar) é evidente o quanto governos que a promovem sofrem resistência das elites econômicas e dos políticos a serviço delas. Toda vez que surge uma potência vinda da pobreza, e ela se personifica num líder que chega ao poder, a reação é brutal; e, quase sempre, desonesta. Mas Evo, por outro lado, desrespeitou plebicito que lhe impedia um quarto mandato. Como é possível defende-lo de o ter feito? Do mesmo modo que Nicolás afrontou o parlamento quando perdeu a maioria. Nada me convence que políticos de esquerda que desconsideram a democracia o fazem por amor ao povo. Acho antes que o poder os leva da vida comum e os acostuma no delírio de suas importâncias. Evo não quis deixar o poder porque já não sabe quem é se não for presidente. Putin, idem. Fidel, Mao, Stalin… E todo o elenco dos ditadores de direita, Pinoches e Francos e Salazares da vida. O poder é uma droga!

Evo fez bons, ótimos governos, até onde eu sei. Mas nem bons governos são melhores que a democracia. Evo, ao dar um golpe contra o plebiscito, deu moral aos inimigos da JUSTIÇA SOCIAL de lhe imporem um golpe. O mesmo se passou aqui. Ao aceitar a corrupção, o PT deu às elites – que do Estado, desonestamente, têm se valido desde sempre – o pretexto para golpeá-lo.

Políticos por todo o mundo estão destruindo a política por conta do seu vício em poder. Triste.

View this post on Instagram

Bom dia. Eu estou atônito diante do que se passa na Bolívia. As informações que me chegam não dão conta de explicar a súbita derrocada de Evo Morales. Já surgem no panorama personagens com a Bíblia na mão a bradar seus mandatos divinos, do mesmo modo que aconteceu aqui no Brasil. Sem dúvida que fanáticos religiosos metidos na política não são em verdade religiosos; são fanáticos pelo poder, isso sim. Aqui no Brasil, a hipocrisia do projeto moralista messiânico já foi posta em evidência pela revelação dos vínculos com criminosos e suspeita de “rachadinha”, laranjal, interferência na PF, brigas internas etc. Quem ainda defende essa gente o faz por orgulho e medo. Lá na Bolívia acredito que o fenômeno seja semelhante. Mas é tudo complicado e ruim. Para mim, que coloco a JUSTIÇA SOCIAL antes de qualquer coisa (ainda que não saiba como nela chegar) é evidente o quanto governos que a promovem sofrem resistência das elites econômicas e dos políticos a serviço delas. Toda vez que surge uma potência vinda da pobreza, e ela se personifica num líder que chega ao poder, a reação é brutal; e, quase sempre, desonesta. Mas Evo, por outro lado, desrespeitou plebicito que lhe impedia um quarto mandato. Como é possível defende-lo de o ter feito? Do mesmo modo que Nicolás afrontou o parlamento quando perdeu a maioria. Nada me convence que políticos de esquerda que desconsideram a democracia o fazem por amor ao povo. Acho antes que o poder os leva da vida comum e os acostuma no delírio de suas importâncias. Evo não quis deixar o poder porque já não sabe quem é se não for presidente. Putin, idem. Fidel, Mao, Stalin… E todo o elenco dos ditadores de direita, Pinoches e Francos e Salazares da vida. O poder é uma droga! Evo fez bons, ótimos governos, até onde eu sei. Mas nem bons governos são melhores que a democracia. Evo, ao dar um golpe contra o plebiscito, deu moral aos inimigos da JUSTIÇA SOCIAL de lhe imporem um golpe. O mesmo se passou aqui. Ao aceitar a corrupção, o PT deu às elites – que do Estado, desonestamente, têm se valido desde sempre – o pretexto para golpea-lo. Políticos por todo o mundo estão destruindo a política por conta do seu vício em poder. Triste.

A post shared by Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) on

Categorias
Destaque
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por