Thammy manda recado sobre preconceito que sofreu: “você não precisa ser trans para apoiar um trans”

Thammy. Foto: Reprodução/YouTube

Da Coluna de Leo Dias no site Metrópoles.

(…)

Que semana complicada. Primeiro eu queria que você falasse como surgiu esse convite e qual foi sua reação quando recebeu o convite. Tipo assim, vocês vão aguentar o que eu aguento?

Posso te falar a real, eu não imaginava que ia acontecer tudo isso. Eu não fazia a mínima ideia que ia acontecer tudo isso. Para mim ia ser mais uma ação, como muitas outras que eu faço. É óbvio que eu sabia que iam surgir memes, piadinhas, mas esse boom todo, eu acho que nem eu e nem a Natura imaginávamos.

Por que você acha que as pessoas se incomodam tanto? Você já procurou explicação para o incômodo?

As pessoas que se incomodam são pessoas que têm problemas com elas mesmas. As pessoas só colocam pra fora aquilo que elas têm dentro delas. Se você é uma pessoa completamente de bem com você mesmo, você não precisa ser trans para apoiar um trans, você não precisa ser negro para apoiar um negro. Quando você tem empatia pelo próximo, quando você não tem problema com você mesmo, fica muito fácil, fica muito leve, não tem porque se incomodar. Eu não te represento, ok. Existem outros que vão te representar e acabou. Não precisa desse boom todo. O Thammy representa alguém e você não tem o direito de não querer que o Thammy apareça. Você imagina a importância que é ter um super-herói negro para uma criança negra ver que parece com ela.

O que mais me impressiona é quando alguém acha que o fato de você aparecer você vai convencer alguém a mudar alguma coisa na sua vida. E você não vai convencer ninguém a nada, porque a pessoa nasce assim. Concorda?

Se eu tivesse esse poder meu nome não era Thammy, meu nome era Deus. Não existe isso da criança olhar e querer ser trans também. Não é assim que funciona. Eu demorei 32 anos para me entender, para saber o que estava acontecendo comigo mesmo. Não é assim que acontece. Se fosse tão fácil assim, estava tudo resolvido. Chegava uma pessoa do bem e resolvia o mundo inteiro.

Algo ainda te machuca, te ofende ou te magoa? Porque são muitas ofensas, palavras pesadas. Se você não quiser repetir alguma coisa que te marque, por favor, não repita. Mas eu queria saber se ainda tem alguma coisa que te dói.

De fato, eu não senti nada. Eu estou muito bem. Eu estou livre, leve e solto. Sabe por quê? Porque eu não me permiti ver nada disso. Eu não li nenhum comentário negativo. Então, eu estou muito bem. Eu não me senti agredido. É óbvio que pela representatividade você se sente agredido, mas eu não me senti abalado de ler algo e ter aquela dor que parece que dói no estômago. E proibi a Andressa ler também. A gente não vai se permitir passar por isso. Essas pessoas não vão conseguir agredir a gente. Tanto que eu fiz um vídeo falando sobre isso. Se a sua intenção é me agredir, você não está conseguindo êxito.

A Natura te deu um feedback?

Não.

(…)

Categorias
DiversidadeGente
Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: [email protected]

Relacionado por