CULTURA

Pedro Cardoso sobre Porta dos Fundos: “Fazer piada com o assunto religião é direito de qualquer pessoa”

Pedro Cardoso. Foto: Reprodução/YouTube

Do Instagram do ator Pedro Cardoso, ex-Globo:

Bom dia.

Meu querido mestre, Chico Anísio, representou um pai de santo gay por anos sem conta. Não tenho notícia de alguém ter se sentido ofendido com a homossexualidade do personagem. Vejam, digo do personagem. Toda obra de ficção se expressa através de personagens, mesmo quando – e esse é o ponto para mim – retrata alguém q de fato existiu. Daí se referir: personagem histórico. Jesus é, para quem crê, o filho de deus etc. O que sabemos dele é o que as igrejas nos dizem e algo mais que a ciência da história revela. É pouco para alguém poder afirmar quem de fato ele foi.

Aos crentes, basta-lhes ter fé e Jesus será quem eles creem ser. Segundo a tradição dominante, celibatário, manso, divino, bondoso etc. E não era gay. É assim para quem tem fé. Acho ótimo e acho que merecem todo o respeito. Mas fazer uma piada sobre a sexualidade de Jesus não é afirmar categoricamente que Jesus é gay. A piada move-se no campo da mais absoluta ficção. Não há desrespeito a crença de ninguém. Pode-se fazer o mesmo com Lenin, um Lenin gay amante de Trotsky, e não se estará ofendendo nem um nem outro.

O que incomoda é atribuir sexualidade a Jesus; pessoa que os cristão – mas nem todos – desejam isento de tentações. O que temem é a humanidade que a sexualidade implicaria ao cristo deles. Humanidade q se oporia a divindade de onde lhe vem o poder. Eles mesmo o dizem humano; mas nem tanto a ponto de possuir sexualidade; muito menos uma que seja complexa, rica, divertida. Que assim desejem o seu filho de deus, cabe a eles saber; mas que não possamos fazer piadas com figuras da história da humanidade é direito que não os reconheço.

Ofensivo seria fazer uma afirmação mentirosa sobre Jesus e conferir a ela certeza científica.

Deus não é propriedade de quem crê. Religiões são fatos públicos. Há imensa desonestidade nelas, há imensas hipocrisias, negação de crimes… Fazer piada com o assunto religião é direito de qualquer pessoa. Chico Anísio o fez e ninguém se ofendeu pq o candomblé é religião e não um projeto de poder.

Ofendidos ficam os desejosos de poder.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Recent Posts

Sertanejo Zé Neto ganha 600 mil seguidores após posar com sunga volumosa; críticos dizem que é photoshop

Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…

4 anos ago

Internauta diz que Tolkien, morto em 1973, se inspirou em J. K. Rowling para escrever Senhor dos Anéis

https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…

4 anos ago

Após show em drive-in, baterista da banda Lagum morre aos 34 anos

Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…

4 anos ago

Chris Evans, o Capitão América, deixa vazar nude e bomba nas redes

O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…

4 anos ago

Glenda Kozlowski vai assumir o “Show do Esporte” na Band

Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…

4 anos ago

Felipe Neto revela: “Estou num grupo com o Adnet em que ele faz todas as imitações que pedimos”

Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…

4 anos ago