“Éramos felizes e não sabíamos”, diz Moraes sobre época antes das redes sociais

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 14:35
Alexandre de Moraes, ministro do STF. Foto: reprodução

Durante a entrega do projeto do novo Código Civil ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou a importância da regulamentação das redes sociais. Moraes afirmou que, antes da existência das redes sociais, “nós éramos felizes e não sabíamos”.

“Vossa excelência lembrou que na virada do século, não existiam redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Há necessidade dessa regulamentação do tratamento da responsabilidade, do tratamento de novas formas obrigacionais. Então, a comissão fez exatamente isso”, disse Moraes, que se tornou alvo de ataques do bilionário Elon Musk, dono da rede social X, antigo Twitter.

Ele enfatizou que a questão é “importantíssima” e que o anteprojeto do novo Código Civil, elaborado por uma comissão de juristas, aborda esse tema. Moraes tem sido um defensor ferrenho da regulamentação das redes sociais, enfatizando a necessidade de tratar da responsabilidade e de novas formas obrigacionais.

“Há necessidade dessa regulamentação, do tratamento da responsabilidade, do tratamento de novas formas obrigacionais. Então, a comissão fez exatamente isso”, complementou o ministro do STF.

O anteprojeto entregue a Pacheco visa regular questões que envolvem o cotidiano dos brasileiros, desde o nascimento até questões matrimoniais e empresariais. A lei atual está em vigor desde 2003, e o novo documento foi elaborado por uma comissão de juristas que trabalhou durante oito meses.

O presidente do Senado pode acolher o projeto integralmente ou parcialmente, além de sugerir mudanças no texto. Posteriormente, ele será responsável por protocolar a proposta, iniciando a discussão pelos senadores. Pacheco destacou que o tema será uma prioridade neste ano.

Entre as modificações propostas pelos juristas, estão novas abordagens sobre o reconhecimento de animais e famílias pelo Estado, além de regras para proteção de pessoas no ambiente virtual e em sistemas de inteligência artificial.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link