Erdogan defende Hamas em manifestação pró-Palestina na Turquia: Israel é peão ocidental

Atualizado em 28 de outubro de 2023 às 16:37
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discursa em ato pró-Palestina em Istambul. Foto: Reprodução

Neste sábado (28), o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, participou de uma manifestação pró-Palestina em que fez fortes falas contra Israel. Entre elas, Erdogan afirmou que Tel Aviv age como massa de manobra do Ocidente.

“O Ocidente é o responsável pelos massacres em Gaza. Israel é apenas um peão que seria sacrificado quando quiserem e não sobrevive nem três dias sem apoio ocidental”, disse em parte do seu discurso, ouvido por milhares de turcos na cidade de Istambul.

O presidente turco, que está há 25 anos no poder,  foi além e afirmou que os mesmos que choram pelas mortes de vidas ucranianas não se importam com as perdas de civis palestinos. De acordo com Hamas, que divulgou por meio de seu Ministério da Saúde neste sábado (28), cerca de 7.700 palestinos morreram desde o começo dos conflitos em 7 de outubro.

Ele prosseguiu: “O Ocidente apoia o PKK e [Fethullah] Gülen, de modo que Israel também os apoia”. O turco fez menção ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, considerado terrorista por Ancara, e ao clérigo que mora nos EUA e é acusado de liderar a tentativa de golpe contra ele em 2016.

“Aqueles que derramaram lágrimas de crocodilo pelos civis mortos ontem na Guerra da Ucrânia não fazem nada pelas crianças que morreram hoje em Gaza”, seguiu Erdogan. Ele também usou suas redes sociais para apoiar sua visão pró-palestina em uma postagem no X (antigo Twitter) depois do final da marcha.

“Devemos defender a grande Palestina, apoiar os nossos irmãos palestinos em Gaza, com a determinação de nunca mais permitir que novas Gazas surjam novamente”, postou ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link