Erika Hilton debocha de boicote às Havaianas e é atacada por bolsonaristas

Atualizado em 22 de dezembro de 2025 às 17:11
A deputada federal Erika Hilton. Foto: Divulgação

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) provocou os bolsonaristas ao ironizar, em publicação no X no último domingo (21), a campanha contra as Havaianas e fazer uma comparação com a tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Como assim os bolsonaristas tão cancelando até as Havaianas? Será que não serve direito nos cascos deles? Porque quem não gosta de vestir uma Havaianas, ficar bem livre e solta, sem nada preso ou apitando no tornozelo e ir pra onde quiser sem pedir autorização pra ninguém?”, brincou a parlamentar, lembrando a época em que o ex-presidente usou tornozeleira.

A ironia de Erika Hilton gerou uma enxurrada de ataques nas redes sociais. Os comentários dos bolsonaristas foram agressivos, com ofensas pessoais direcionadas à deputada, principalmente sobre seus pés. Um internauta escreveu: “Pelo tamanho e feiura, é pé de homem. Só pode!”. Outro afirmou: “É o Pé calejado de qual pedreiro? Estou querendo fazer uma reforma. Passe o contato por favor”.

Outros seguiram com críticas ao tamanho e aparência de seus pés, como: “Que pé feio, agora a Havaianas vai ter prejuízo kkkkkkk”, e “Vai fazer plástica no pé?”. Além de ataques à aparência de Erika, houve insinuações agressivas e homofóbicas, como “Do que essa bicha com testículo e próstata está falando aqui?”.

Outros bolsonaristas chegaram a zombar do uso de Havaianas pela deputada, com frases como “Para seus cascos, com certeza servem. Desfrute”.

Essa reação foi motivada por um comercial da Havaianas estrelado pela atriz Fernanda Torres, que gerou uma onda de insatisfação entre os conservadores. No vídeo, Fernanda fala sobre não começar o ano de 2026 com o “pé direito”, o que foi interpretado como uma provocação ao campo político de direita.

O boicote à marca foi encorajado por figuras influentes do bolsonarismo, como Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira e Luciano Hang, que incentivaram seus seguidores a descartar seus chinelos Havaianas e evitar comprar o produto para provocar um impacto econômico na marca.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.