Erramos: os equívocos “épicos” do obituário de Gore Vidal no New York Times

Atualizado em 3 de agosto de 2012 às 4:27
Vidal (à dir.) com seu arquirrival Buckley Jr.: ele o chamou de cripto-nazista, não cripto-fascista

Editores jamais admitirão, mas a coluna ou seção de correções de uma publicação é uma das coisas mais lidas e comentadas (especialmente por seus colegas). Os melhores jornalistas são paranóicos com relação a informações equivocadas. Seja no jornalismo de serviços, numa nota, num perfil, numa grande reportagem – sempre há o risco de publicar um nome errado, um horário de filme que não era aquele, o telefone de uma pousada que era, na verdade, a casa de uma senhora que mora sozinha. E, por mais que haja um batalhão de checadores e revisores, é batata: isso sempre acontece.

Ele fez sexo com seu companheiro Howard Austen

Por que seria diferente no New York Times? No ano passado, o Times deu uma matéria sobre uma vaca que caiu de um avião num lago japonês. Trote, claro (que aliás, foi utilizado como mote num ótimo filme argentino chamado O Conto Chinês, com Ricardo Darín). Ontem o NYT publicou outra errata, que já se tornou um clássico instantâneo, sobre seu obituário do escritor americano Gore Vidal (http://www.nytimes.com/2012/08/01/books/gore-vidal-elegant-writer-dies-at-86.html?pagewanted=all) . Graças à internet, o texto pôde ser corrigido no mesmo dia. E também graças a Internet ele se tornou já uma lenda do mundo das bobagens da mídia. O produtor de mídia social do jornal, Mark Roston, chamou os erros de “épicos”.

Ele não era parente do Al Gore

Obituários de pessoas famosas muito velhas ou muito doentes ficam numa gaveta para ser sacados assim que necessário. Vidal, que morreu aos 86 anos, é um personagem controvertido, de uma presença marcante na vida intelectual americana. Mas o redator não precisava exagerar.Traduzindo:

“Uma versão anterior errou quanto ao termo utilizado por Mr. Vidal para se referir a William F. Buckley Jr. na televisão durante a Convenção Democrática de 1968. Foi cripto-nazista, não cripto-fascista. Também descreveu incorretamente a ligação de Mr. Vidal com o ex-vice-presidente Al Gore. Apesar de Mr. Vidal ter se referido frequentemente, como piada, a Al Gore como seu primo, eles não são parentes. E o relacionamento de Mr. Vidal com seu companheiro de vários anos, Howard Austen, também foi descrito de maneira errada. De acordo com o livro de memórias Palimpsesto, eles tiveram sexo na noite em que se conheceram, mas não dormiram juntos depois que foram morar na mesma casa. Não é verdade que eles nunca fizeram sexo”.