Erros dos EUA na Ucrânia podem causar guerra direta com a Rússia, diz colunista do New York Times

Atualizado em 8 de maio de 2022 às 11:54
EUA e Rússia precisam um do outro como nunca antes, diz ex-assessora de Ronald Reagan
Joe Biden e Vladimir Putin durante encontro em 2011.
Foto: Alexander Natruckin – 10.mar.11/Reuters

Thomas Friedman, colunista do New York Times, escreveu artigo falando do risco de os Estados Unidos acabarem entrando numa guerra direta com a Rússia por causa de erros na Ucrânia.

“As coisas estão realmente ficando mais perigosas a cada dia”, diz ele. “Para começar, quanto mais essa guerra durar, mais oportunidades há para erros de cálculo catastróficos – e a matéria-prima para isso está se acumulando rápida e furiosamente”. 

Prossegue ele:

Veja os dois vazamentos de alto escalão de autoridades americanas na semana passada sobre o envolvimento dos EUA na guerra Rússia-Ucrânia:

Primeiro, o Times divulgou que “os Estados Unidos forneceram informações sobre unidades russas que permitiram aos ucranianos atacar e matar muitos dos generais russos que morreram em ação na guerra da Ucrânia, de acordo com altos funcionários americanos”. 

Em segundo lugar, o Times, repercutindo uma reportagem da NBC News e citando autoridades dos EUA, informou que os Estados Unidos “forneceram informações que ajudaram as forças ucranianas a localizar e atacar” o Moskva, o carro-chefe da frota russa do Mar Negro. Essa assistência de direcionamento “contribuiu para o eventual naufrágio” do Moskva por dois mísseis de cruzeiro ucranianos.

Como jornalista, adoro uma boa história de vazamento, e os repórteres que divulgaram essas histórias fizeram uma investigação poderosa. Ao mesmo tempo, de tudo o que pude recolher de altos funcionários dos EUA, que falaram comigo sob condição de anonimato, os vazamentos não fizeram parte de nenhuma estratégia pensada, e o presidente Biden ficou furioso com eles. Disseram-me que ele ligou para o diretor de inteligência nacional, o diretor da CIA e o secretário de defesa para deixar claro na linguagem mais forte e colorida que esse tipo de conversa é imprudente e tem que parar imediatamente – antes que acabemos em uma guerra não intencional com a Rússia.

A conclusão surpreendente desses vazamentos é que eles sugerem que não estamos mais em uma guerra indireta com a Rússia, mas sim caminhando para uma guerra direta – e ninguém preparou o povo americano ou o Congresso para isso.

Vladimir Putin certamente não tem ilusões sobre o quanto os EUA e a OTAN estão armando a Ucrânia com material e inteligência, mas quando as autoridades americanas começarem a se gabar em público por terem desempenhado um papel na morte de generais russos e no afundamento da nau capitânia russa, matando muitos marinheiros, poderíamos estar criando uma abertura para Putin responder de maneiras que poderiam ampliar perigosamente esse conflito – e arrastar os EUA para mais fundo do que gostariam.

É duplamente perigoso, dizem altos funcionários dos EUA, porque está cada vez mais óbvio para eles que o comportamento de Putin não é tão previsível quanto no passado. (…)

É difícil exagerar a catástrofe que esta guerra foi para Putin até agora. De fato, Biden apontou para sua equipe que Putin estava tentando atrasar a expansão da OTAN e acabou lançando as bases para a expansão da OTAN. Tanto a Finlândia quanto a Suécia estão agora tomando medidas para ingressar em uma aliança da qual ficaram de fora por sete décadas.

Mas é por isso que as autoridades dos EUA estão bastante preocupadas com o que Putin pode fazer ou anunciar na celebração do Dia da Vitória em Moscou na segunda-feira, que marca o aniversário da derrota da Alemanha nazista pela União Soviética. É tradicionalmente um dia de desfiles militares e celebração da proeza do exército russo. Putin poderia mobilizar ainda mais soldados, fazer alguma outra provocação ou não fazer nada. Mas ninguém sabe.

Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Foto: HANDOUT / AFP

Infelizmente, temos que estar atentos ao fato de que não são apenas os russos que gostariam de nos envolver mais profundamente. Não tenha ilusões, o presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia vem tentando fazer a mesma coisa desde o início – tornar a Ucrânia um membro imediato da OTAN ou fazer com que Washington forje um pacto de segurança bilateral com Kiev. Estou admirado com o heroísmo e a liderança de Zelensky. Se eu fosse ele, estaria tentando deixar os EUA tão enredados do meu lado quanto ele.

Mas sou um cidadão americano e quero que tomemos cuidado. A Ucrânia era, e ainda é, um país marcado pela corrupção. Isso não significa que não devemos ajudá-lo. Estou feliz por estarmos. Eu insisto que sim. Mas minha sensação é que a equipe de Biden está andando muito mais na corda bamba com Zelensky do que parece a olho nu (…).

A visão de Biden e sua equipe, de acordo com minha apuração, é de que os Estados Unidos precisam ajudar a Ucrânia a restaurar sua soberania e derrotar os russos – mas não deixar a Ucrânia se transformar em um protetorado americano na fronteira da Rússia. Precisamos nos manter focados no que é nosso interesse nacional e não nos desviarmos de maneiras que levem a exposições e riscos que não queremos.

Uma coisa que sei sobre Biden – com quem viajei para o Afeganistão em 2002, quando ele era senador à frente do Comitê de Relações Exteriores – é que ele não se apaixona facilmente por líderes mundiais. Ele lidou com muitos deles ao longo de sua carreira. Ele tem uma boa noção de onde os interesses dos EUA param e começam. Pergunte aos afegãos.

Então, onde estamos agora? O Plano A de Putin – tomar Kiev e instalar seu próprio líder – falhou. E seu Plano B – tentando apenas assumir o controle total do antigo centro industrial da Ucrânia, conhecido como Donbas, que é em grande parte de língua russa – ainda está em dúvida. As forças terrestres recém-reforçadas de Putin fizeram algum progresso, mas ainda é limitado. É primavera no Donbas, o que significa que o solo às vezes ainda está lamacento e molhado, então os blindados russos ainda precisam permanecer nas estradas e rodovias em muitas áreas, tornando-os vulneráveis.

Enquanto os Estados Unidos navegam na Ucrânia e na Rússia e tentam evitar ser enredados, um ponto positivo no esforço para evitar uma guerra mais ampla é o sucesso do governo em impedir a China de fornecer ajuda militar à Rússia. Isso tem sido enorme.

Afinal, era apenas 4 de fevereiro quando o presidente da China, Xi Jinping, recebeu Putin na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, onde eles revelaram todos os tipos de acordos comerciais e energéticos e, em seguida, emitiu uma declaração conjunta afirmando que a amizade entre Rússia e China “não têm limites”.

Isso foi antes. Após o início da guerra, Biden explicou pessoalmente a Xi em um longo telefonema que o futuro econômico da China depende do acesso aos mercados americano e europeu – seus dois maiores parceiros comerciais – e se a China fornecer ajuda militar a Putin, isso teria consequências muito negativas. para o comércio da China com ambos os mercados. Xi fez as contas e foi impedido de ajudar a Rússia de qualquer forma militar, o que também enfraqueceu Putin. As restrições ocidentais ao envio de microchips para a Rússia começaram a realmente atrapalhar algumas de suas fábricas – e a China não interveio, até agora. 

(…) Estamos lidando com alguns elementos incrivelmente instáveis, particularmente um Putin politicamente ferido. Gabar-se de matar seus generais e afundar seus navios, ou se apaixonar pela Ucrânia de uma maneira que nos deixará presos lá para sempre, é o cúmulo da loucura.