Escolha de Flávio para 2026 frustra nomes que queriam a cadeira de Tarcísio; entenda

Atualizado em 6 de dezembro de 2025 às 10:01
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Reprodução

A escolha de Jair Bolsonaro (PL) por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato à Presidência frustrou aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos) que contavam com a saída do governador de São Paulo para disputar sua sucessão em 2026. Com informações do Metrópoles.

Antes do anúncio, Tarcísio era considerado peça central nas definições de 2026, tanto no estado quanto no cenário nacional. A possibilidade de que ele concorresse à Presidência movimentava aliados interessados em ser seu sucessor no governo paulista.

Entre os nomes cotados estavam o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado (PL), o deputado federal Guilherme Derrite (PP) e o vice-governador Felício Ramuth (PSD). O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, atual secretário de Governo, também era citado nos bastidores.

Nunes e Derrite endurecem discurso sobre segurança enquanto tentam se cacifar à sucessão de Tarcísio
O deputado federal Guilherme Derrite (PP) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Foto: Reprodução

A reação de aliados e possíveis desdobramentos

A confirmação de Flávio — feita pelo próprio senador e reforçada por Valdemar Costa Neto — reduziu de imediato as especulações sobre a participação de Tarcísio na eleição presidencial. Para alguns aliados, o movimento ainda pode ser um “balão de ensaio”, mas, neste momento, o governador paulista fica praticamente fora da disputa nacional.

No campo da direita, o anúncio também afeta nomes que aguardavam a definição presidencial para ajustar estratégias regionais. Ex-ministro do Meio Ambiente, o deputado Ricardo Salles (Novo) vinha afirmando que disputaria o governo estadual caso Tarcísio fosse para a corrida nacional. Com o novo cenário, afirma que buscará o Senado caso o governador concorra à reeleição.

Além do impacto direto sobre Tarcísio, a candidatura anunciada por Flávio tem sido vista com descrença por aliados e opositores do bolsonarismo. O gesto, apresentado como escolha de Jair Bolsonaro, é tratado como um blefe por diferentes setores, embora cada um interprete as motivações de maneira distinta.