“Escolha minha”: Bolsonaro veta Eduardo ao Senado e exige controle sobre sucessão

Atualizado em 23 de junho de 2025 às 23:25
Jair Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro. Foto: Arquivo/AFP

Jair Bolsonaro (PL) admite a aliados que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não será mais candidato ao Senado por São Paulo. Irritado com pré-candidaturas lançadas sem seu aval, o ex-presidente afirmou em conversas reservadas que a escolha do substituto caberá exclusivamente a ele. “Essa escolha é minha”, disse Bolsonaro, segundo interlocutores.

O movimento gerou tensão entre aliados. Já se colocaram como interessados na vaga nomes como o deputado pastor Marco Feliciano (PL-SP), o ex-secretário da Cultura Mário Frias (PL-SP), o presidente da Assembleia Legislativa de SP, André do Prado (PL-SP), e o ex-ministro Ricardo Salles (Novo-SP), que tem dificuldades por não estar filiado ao PL.

Segundo interlocutores, as falas de Bolsonaro indicam dois caminhos: ou Eduardo permanece nos EUA e se afasta da política, ou volta ao Brasil com projetos mais ambiciosos, como disputar a Presidência ou integrar uma chapa como vice em 2026.

Deputado Doutor Luizinho (PP-RJ) Foto: Câmara dos Deputados

A indefinição tem provocado incômodo no campo da direita. Em encontro com empresários, o líder do PP na Câmara, deputado Dr. Luizinho, declarou que Bolsonaro “está atrapalhando a direita” ao não apontar quem terá seu apoio na corrida presidencial de 2026.

A escolha do nome que irá ao Senado também influenciará na formação da chapa presidencial da direita. Nos bastidores, aliados já indicam que o vice ideal — seja qual for o cabeça de chapa — virá da própria família Bolsonaro, sinalizando um projeto familiar de poder.

A demora em oficializar decisões eleitorais aumenta a pressão sobre o ex-presidente. Enquanto aliados disputam espaço e apoio, Bolsonaro tenta manter o controle do processo, deixando claro que, mesmo fora do cargo, ainda dita os rumos da direita brasileira.

Francine Eustaquio
Francine Eustáquio, 21. Trabalha no DCM desde 2025. Interessada em política, cultura e temas sociais, dedica-se à produção de conteúdo informativo e otimizado para o público digital. Aprecia leitura, cinema e música, além de explorar novos destinos e experiências gastronômicas nas horas vagas.