Escritor processa Rede Globo por coautoria em ‘O Sétimo Guardião’

Atualizado em 28 de novembro de 2018 às 8:31
Divulgação “O sétimo guardião”

Segundo publicação do UOL, o escritor Silvio Cerceau enviou à Justiça uma petição pedindo a inclusão da TV Globo no processo em que solicita o reconhecimento como coautor de “O Sétimo Guardião”.

Ex-aluno de Aguinaldo Silva, Cerceau alega que a trama foi elaborada durante um curso ministrado pelo novelista em 2015 e pede agora a inclusão da Globo, também como ré, na ação que move contra o autor.

“O objeto da lide é o reconhecimento de Silvio Santos Cerceau como coautor da sinopse e do primeiro capítulo da novela ‘O Sétimo Guardião’ e indenização pecuniária dos créditos referentes aos direitos patrimoniais e morais da obra”, diz o documento ao qual UOL teve acesso.

“É fato incontroverso que a Rede Globo adquiriu do Aguinaldo Silva a obra ‘O Sétimo Guardião’, sem, contudo, firmar compromisso, contrato etc. com os coautores”, prossegue o texto.

Depois de muita discussão e ameaça até mesmo de cancelamento da produção, a própria Globo manifestou o seu interesse em dar os créditos aos alunos durante o processo que corre no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, conforme revela outro documento.

Nos créditos da novela das 21h, a Globo tem citado os 26 alunos da Master Class comandada por Aguinaldo como “colaboradores”. É aí que entra a queixa de Cerceau e outros alunos: eles alegam que não são colaboradores e sim, coautores.

Na semana passada, outros seis alunos já haviam entrado na Justiça buscando o reconhecimento autoral e a remuneração pela sinopse da trama. Ariela Massotti, Danilo Castro, Ryllberth Ribeiro, Valtair Barbosa, Washington Duque e Weber Lasaro. A ação é movida contra Aguinaldo Silva e TV Globo.