Reforma trabalhista é aprovada na Espanha

Atualizado em 3 de fevereiro de 2022 às 22:01
Foto de Pedro Sanchés usando terno preto, gravata azul. Ele fala ao microfone tem cabelos pretos. Ao fundo há a bandeira da Espanha e outra a União Europeia
Diferença foi de apenas um voto. Foto: Mariscal / EFE

O governo da Espanha, de Esquerda, conseguiu aprovar nesta quinta-feira (3) a nova reforma trabalhista na Câmara dos Deputados. Apesar da votação apertada, o projeto tinha apoio da União Europeia, que apontou necessidade na redução da precarização do trabalho.

O governo federal recebeu apoio do partido liberal Ciudadanos e de alguns deputados de direita, o que permitiu a aprovação da proposta por apenas um voto de diferença, foram 175 a favor e 174 contra. Aliados do executivo não apoiaram a proposta.

Leia mais: 

1 – Kakay encontra Tacla Duran, terror de Moro, na Espanha

 

2 – Saiba por que a “contrarreforma” trabalhista na Espanha inspira Lula e tem a ver com o Brasil

 

3 – Lula se reúne com representantes do governo da Espanha para discutir direitos trabalhistas

Reforma trabalhista na Espanha já estava em vigor desde 1° de fevereiro

Após um acordo entre o governo, empregadores e sindicados, ocorrido em dezembro, a reforma precisa que a Câmara aprovasse a proposta, caso não acontecesse, seria invalidada.

O governo do socialista Pedro Sánchez, que não tem maioria no parlamento, governa a Espanha em coalizão com o partido da esquerda radical Podemos. No entanto, diversos partidos que sustentam o governo foram contrários à reforma, como partido nacionalista basco (PNV) e os independentistas catalães da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

Para que a reforma fosse aprovada, Sánchez precisou procurar o Ciudadanos, de centro-direita, e independentistas que costumam permanecer na oposição, como o PDeCAT (independentistas catalães).

A reforma foi exigida pela Comissão Europeia, que colocou como condição para a entrega de recursos do plano de recuperação pós-Covid.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link