Especialista em segurança pública do Ipea conta de vexame de Bolsonaro em comissão da Câmara

Atualizado em 6 de outubro de 2018 às 21:53
Ele

Publicado no Facebook de Daniel Cerqueira, doutor em economia pela PUC-Rio, pesquisador do Ipea, um dos coordenadores do Atlas da violência

Minha história com Bolsonaro

Há alguns anos fui convidado para uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública, na Câmara dos Deputados, para tratar do tema “Armas de Fogo e Crime”.

Depois da minha exposição, totalmente baseada e referenciada em artigos científicos da academia nacional e internacional, onde há um consenso em que “Mais armas, mais crimes”, foi a hora dos deputados comentarem.

E lá estava a grande inteligência, o mito…que começou a falar: “Tudo isso aí de ciência, artigos científicos é bobagem, pura besteira! Na época do regime militar não tinha disso não, pois vagabundo ia pro saco!”

Na minha réplica, expliquei ao nobre deputado de forma totalmente didática o que era um artigo científico e o seu processo de publicação, que passa pelo crivo dos pares da academia, etc etc etc.

…e eis que o mito já ensandecido, em pé, andando em círculos, me interrompeu: “O Sr. acha que isso aqui É ou NÃO É uma revista séria?” [depois me falaram que ele sempre andava com aquela revista que tinha algum artigo falando bem do período militar].

Forcei a vista para enxergar a tal revista e depois de algum esforço consegui… e me segurei para não dar uma gargalhada.

Era uma daquelas revistinhas “Seleções” (versão brasileira da Reader’s Digest), quando retruquei: “Não, deputado, pelo amor de Deus! Eu estou falando de revista científica séria, não de revista de fofoca!”

O mito saiu bufando da sala e em todas as outras vezes que voltei à casa ele era o único deputado que ficava caladinho, caladinho, sem dar um pio.