Brasil

Especialistas criticam PEC que cria a polícia penal

Escultura da Justiça no STF

Da Rede Brasil Atual:

A Proposta de Emenda à Constituição que cria a polícia penal no sistema prisional avança no Congresso Nacional. A PEC foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo, o trabalho de polícia já é feito nos presídios pelos agentes e especialistas em segurança pública acreditam que a PEC não melhora o sistema penitenciário.

Para Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, que preside o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), o trabalho policial já é feito por agentes carcerários. Segundo ele, a aprovação da PEC vai ajudar a combater a terceirização no sistema prisional.

“É o trabalho que já fazemos. Nesta semana, estamos lutando contra privatização e nossa ação é exatamente sobre esse poder de polícia que já exercermos e não pode ser terceirizado. Com a lei da polícia penal, nós queremos melhorar o atendimento à população carcerária e seus familiares”, criticou, em entrevista ao repórter Cosmo Silva, da Rádio Brasil Atual.

Para a advogada Isabel Figueiredo, especialista em Segurança Pública e membro do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a proposta não traz nenhuma sustentação que vise melhorar o sistema prisional brasileiro. Mesmo reconhecendo que os trabalhadores precisam ser reconhecidos e valorizados, ela diz que não é virando polícia que o problema será resolvido.

“A principal questão da PEC é a quem ela interessa. Ela não possui sustentação na melhoria do sistema penitenciário, mesmo usando como base a demanda de valorização dos profissionais. Os agentes querem reconhecimento, uma carreira organizada, mas é ilusório achar que transformá-los em policiais vai resolver”, explicou Isabel.

O Presidente do Sifuspesp também destacou que um dos objetivos é uma lei orgânica com objetivos claros de valorização e formação dos trabalhadores do sistema prisional no estado de São Paulo. Fábio Jabá diz que os trabalhadores carcerários não se resumem apenas a agentes das penitenciárias.

“Teremos um momento onde criaremos uma lei orgânica, porque temos vários servidores, não só os agentes, como motoristas, psicológicos, pessoas do administrativos. Queremos também criar uma formação, é uma cobrança nossa, para formar melhor o servidor para atender a população”, argumentou.

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), junto com outras entidades, publicou uma carta aberta contra PEC que cria polícia penal. De acordo com o texto, a criação de uma polícia intensifica as condições precárias dos trabalhadores do sistema penal reduz a transparência e o controle externo em um sistema prisional estruturado por problemas endêmicos de corrupção, violência e violação de direitos.

O documento também aponta equívocos da proposta, como a expectativa de melhoria das condições de trabalho de agentes carcerários e policiais a partir da criação da polícia penal. “Sem políticas de diminuição da população carcerária, as condições de trabalho seguirão insalubres, com riscos à saúde física e mental de todas as pessoas que estão atreladas ao cárcere, inclusive servidores”, diz a carta.

Agora, a PEC da Polícia Penal volta à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para redação e ajustes à versão final que será encaminhada para a segunda votação, ainda sem data prevista.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Sobre emergência climática e ambiental no RS. Por Rualdo Menegat

Por Prof. Dr. Rualdo Menegat Instituto de Geociências-UFRGS Devemos reconhecer, em primeiro lugar, que não…

14 minutos ago

Após novas regras do TSE para as eleições, big techs racham; entenda

Após a implementação das recentes diretrizes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a promoção de…

54 minutos ago

TikTok dá recado aos EUA após lei que o obriga ser vendido: “Não vamos recuar”

Na noite de quinta-feira (2), centenas de profissionais de marketing se reuniram no Lower East…

1 hora ago

Rio Guaíba passa dos 5 metros na maior cheia já registrada em Porto Alegre (RS)

Neste sábado (4), o rio Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou os cinco metros de altura,…

2 horas ago

Ministério Público e DPU acionam Google por conteúdo de violência policial

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) entraram com uma…

2 horas ago

DCM ao Meio-Dia: Enquanto Madonna reclama do calor no Rio, RS vive maior tragédia de sua história

https://www.youtube.com/watch?v=yKna_oVQUow Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Anderson Etter…

2 horas ago