Espionagem ilegal: Exército vira alvo da PF por uso de software israelense

Atualizado em 26 de outubro de 2023 às 17:37
Soldado do Exército brasileiro. Foto: reprodução

A Polícia Federal decidiu iniciar uma investigação sobre o Exército por suspeita do uso e da compra de softwares de inteligência, financiados com verbas provenientes do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro, durante a gestão de Walter Braga Netto, ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (PL).

A investigação começou após a PF realizar buscas na sede da empresa Cognyte, em Santa Catarina, onde foi apreendida a base de dados do software FirstMile, que é o foco central da operação Última Milha, que recentemente resultou na prisão de oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com fontes que estão a par do caso e foram consultadas pela Folha de S.Paulo, é necessário investigar se o Exército fez uso irregular do referido software, assim como foi apontado em relação à agência de inteligência.

O caso já estava sendo apurado pela PF no âmbito da operação Perfídia, que analisa possíveis irregularidades em contratos da gestão de Braga Netto durante a Intervenção Federal em 2018, no Rio de Janeiro.

Walter Braga Netto, ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo Bolsonaro. Foto: reprodução

Após a operação contra a Abin e a empresa que comercializa o FirstMile, o caso também passou a ser abordado nos inquéritos sob a relatoria do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O Exército respondeu, por meio de nota, que “quaisquer esclarecimentos solicitados pela Polícia Federal sobre o software em questão serão prestados exclusivamente aquele órgão”.

A diligência na sede da Cognyte é considerada fundamental para o andamento das apurações, uma vez que há provas que sustentam a possibilidade de uso ilegal do software. A busca na Abin também foi apontada como crucial para apreender pastas com dados deletados por oficiais de inteligência, que a PF acredita conter informações de pessoas espionadas ilegalmente.

Em relação às indagações da Folha, o Exército optou por se valer da Lei de Acesso à Informação para não fornecer detalhes sobre a aquisição e uso dos softwares de inteligência. No entanto, o Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro confirmou o uso de recursos para abastecer a Força Terrestre com equipamentos de inteligência, destacando a possibilidade de utilização em prol dos órgãos de segurança pública do Rio, mediante necessidade e acordo com a União.

Um dos representantes da Cognyte é Caio Cesar dos Santos Cruz, filho do ex-ministro do governo Bolsonaro, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Ele foi alvo de buscas na operação Última Milha e prestou depoimento à PF.

Caio Cesar dos Santos Cruz

A investigação revelou que o software secreto foi utilizado pela Abin sem protocolo oficial ou autorização judicial nos três primeiros anos do governo Bolsonaro, tendo monitorado servidores públicos, políticos, jornalistas, advogados e juízes.

O Tribunal de Contas da União (TCU) destacou que a aquisição dos softwares pelo Exército, que tinha como finalidade beneficiar as forças de segurança do Rio de Janeiro, mas ficou sob a posse da instituição, pode ser considerada como desvio de finalidade, dada a dependência do Rio em obter autorização das Forças Armadas para seu uso.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link