Coletivo Espíritas à Esquerda repudia convocação de espíritas à direita para atos golpistas

Atualizado em 6 de setembro de 2021 às 9:19
Segundo espíritas, Bolsonaro é "criatura ignóbil e perversa"
Bolsonaro – Evaristo Sá/AFP

O Coletivo de Espíritas à Esquerda repudiou a convocação de religiosos de direita para atos golpistas. O grupo reclama da “onda reacionária que tomou conta de diversos setores” e afirma: “Não coadunamos com grupos que fazem uso da violência e da mentira como caminhos de edificação social”.

Chamando Jair Bolsonaro de “criatura ignóbil e perversa”, eles ainda afirmam que o mandatário “conduz desavisados ao caminho do erro”.

Leia também:

1 – Espiritismo brasileiro, codificado pelo católico de linha medieval Chico Xavier, jamais será de esquerda

2 – Espiritismo de esquerda rompem com maioria conservadora e preparam iniciativa de educação popular

Leia na íntegra a manifestação do Espíritas à Esquerda

Há cinco anos o coletivo Espíritas à Esquerda trabalha no intuito de esclarecer, acolher e debater com a comunidade dos espíritas e não espíritas os diversos problemas que afligem a sociedade brasileira de maneira ampla e plural. 

Os últimos anos trouxeram grandes desafios ao movimento espírita brasileiro, impondo aos espíritas, incomodados e preocupados com a onda reacionária que tomou conta de diversos setores da sociedade brasileira, a se posicionarem de maneira mais ostensiva contra o fascismo que corrói as bases da frágil democracia brasileira.

Desta forma, foi com tristeza, porém sem surpresa, que identificamos nas redes sociais diversas convocações por parte de autointitulados médiuns e supostos grupos espíritas convocando os confrades para comparecerem aos atos antidemocráticos previstos para o próximo 7 setembro. Dito isso, afirmamos:

  1. Repudiamos o apoio a tais manifestações, que são fomentadas pelos setores historicamente mais reacionários e obscuros da política e sociedade brasileira. Não coadunamos com grupos que fazem uso da violência e da mentira como caminhos de edificação social.
  2. Defendemos a liberdade de expressão nos moldes definidos pela Constituição Federal de 1988, e, desta forma, não entendemos como liberdade de expressão a ameaça, o achincalhamento e a agressão às instituições republicanas, bem como qualquer arroubo de ruptura institucional por meio da força.
  3. Afirmamos que o espírita que se alinha ao atual governo federal, representado por criatura ignóbil e perversa, está profundamente enganado quanto aos preceitos do espiritismo moderno, e, de maneira irresponsável e covarde, conduz desavisados ao caminho do erro.
  4. Por fim, rechaçamos de maneira veemente qualquer menção de defesa por parte dos espíritas à um presidente que em diversos momentos demonstrou seu desrespeito e indiferença com as vítimas da pandemia que nos assola, por um presidente que sistematicamente reproduz falas e atitudes vulgares, envergonhando nosso país e humilhando nosso povo, sobretudo os mais pobres.

Desta forma, chamamos os  espíritas verdadeiramente preocupados com o Brasil, os espíritas realmente dedicados ao progresso, para não comparecerem aos atos golpistas prometidos para o próximo 7 de setembro.