Esqueçam o mané do relógio. Por Moisés Mendes

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 0:27
Bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira destruindo relógio Balthazar Martinot. Foto: ReproduçãO

O Telegram desafia a decisão de Alexandre de Moraes e não tira do ar a conta do deputado Nikolas Ferreira, por considerar que o ministro não usou argumentos convincentes.

O canal do influenciador Monark no Rumble, uma plataforma de vídeos da extrema direita, ignorou ordem de Moraes para que o sujeito também seja tirado do ar e alegou o mesmo motivo.

Um tio famoso e milionário já atacou o Supremo e citou Moraes, num grupo de golpistas, por achar que ele age em conluio com Lula. Esse tio ataca quem quiser e se mantém impune até hoje.

O Telegram e o Rumble fazem o que querem, e o tio está livre e solto, enquanto o Brasil é hipnotizado por visões periféricas que se transformam em imagens relevantes.

O Brasil vê todos os dias a cena do homem que destruiu o relógio de João VI, enquanto o Telegram e o Rumble desafiam e atacam Moraes.

O tio dá gargalhadas e o Facebook bloqueia milhares de pessoas que publicaram fotos de crianças yanomamis. E o Brasil em êxtase vendo a cena do cara do relógio.

Crianças indígenas nuas são imorais. Mas a fotomontagem da Folha com Lula atingido no peito é apenas amoral e aparece numa boa no Facebook.

E o Facebook e todas as redes, que vivem da audiência do fascismo, nada fazem porque a foto já está consagrada e legitimada pela poderosa Folha como a verdade relativa que deve ser protegida.

O homem do relógio é um bandido comum envolvido com furtos e drogas cooptado pelos manezões. Mas boa parte do Brasil vê naquele sujeito o que ele não representa.

Aquele cara que o IBGE classificava como pardo, e que hoje pode se autodefinir como negro, com as calças caindo, é o que a própria extrema direita classifica como mané chinelão.

Mas Nikolas Ferreira não é um chinelão. Nem Monark, muito menos o tio do zap. Todos os brancos protegidos por um esquema que vive da audiência do fascismo nunca vão cair na chinelagem.

Nesse cenário, o sujeito do relógio passa a ser, como clichê, a imagem da agressão aos três poderes, porque atacou a relíquia. É pobre e negro.

O sujeito com o extintor é apenas a face mais exposta de uma agressão. Porque os grandes agressores não se expuseram, não ali naquele domingo.

A democracia é ameaçada há muito tempo por um golpista famoso que foi a um restaurante de beira de estrada, onde manés faziam pausa para voltar à luta, e disse que era possível acreditar, ainda havia tempo para o golpe, que existia uma chance.

Depois da eleição, o sujeito incentivava a guerra suja contra a posse de Lula e recomendava: resistam ou fujam para outro país.

E o Brasil está impressionado com o homem pardo ou negro que quebra o relógio. Um auxiliar de mecânico que não faz parte do contingente do que seria o bolsonarista padrão.

O sujeito oculto no ataque às instituições é branco, de classe média ou rico, ressentido e temeroso com a ascensão de pobres com as mesmas feições do homem que quebrou o relógio.

E o líder na base, lá nas comunidades e nos Estados, desse homem de classe média de mais de 50 anos é o manezão milionário.

Ele age desde a eleição de 2018 e ataca o Supremo, Moraes, Lula e as instituições. Atua presencialmente e como miliciano digital.

O homem do relógio é um desvio, um pobre perdido entre brancos com vida estável. Muitos pobres, todos muito parecidos com ele, foram presos.

Gente que não sabia nem o que é cada prédio da Praça dos Três Poderes. Que invadiu o Congresso achando que era o Supremo.

E os homens invisíveis do fascismo, mas nem tão invisíveis assim, não eram vistos em Brasília naquela 8 de janeiro.

Já é cansativo o debate em torno da dúvida que não existe, se Bolsonaro incitou ou não o golpe. É uma conversa diversionista tão falsa quanto a foto de Lula na Folha.

O que estamos pedindo é pouco. Ver a cara dos que não aparecem nas imagens da invasão daquele domingo. E não é a cara de Bolsonaro.

Não há como achar normal que um sujeito pode discursar pelo golpe, sem se preocupar com nada, e que isso possa ser interpretado como outra coisa, como o incentivo a torcedores de um time de futebol da terceira divisão.

É explícito, é óbvio, é ululantemente acintoso. É do golpe que se trata, estúpido.

Foi esse cara, junto com outros manezões, que incitou a tomada de Brasília, depois de estimular os acampamentos e os bloqueios de estradas.

Mas o que temos para o momento é o manezinho do relógio, que nem sabia direito o que fazia. Um criminoso comum, um bandidinho, que atuou ao lado de terroristas profissionais. Mas ele era um mané do terceiro time.

Falta o bandidão que desde muito antes da eleição de 2018 ataca a democracia, acusa Moraes, conspira contra a Constituição e incita o golpe.

Esse sujeito só aparentemente oculto continua ativo, mesmo que sob o disfarce grotesco de que agora é democrata.

Promotores, procuradores, juízes de primeira instância, desembargadores, ministros das altas cortes, todos eles sabem que a cabeça do sujeito oculto foi programada para o modo golpe permanente.

Esse sujeito impune vai se rearticular com os expurgados do poder, de todos os escalões.

E vai continuar conspirando, atacando o Supremo e rindo de todos nós, como faz desde muito antes de 2018.

Originalmente publicado em BLOG DO MOISÉS MENDES

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link