Esquema criminoso: Jair Renan fechou contrato com suspeito de ser laranja

Atualizado em 14 de setembro de 2023 às 11:00
O “filho 04” de Jair Bolsonaro; Renan Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Renan Bolsonaro fechou no ano passado um contrato de exclusividade com o empresário Marcos Aurélio Rodrigues. A Polícia Civil do DF suspeita que ele seja laranja de um esquema criminoso do qual o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fazia parte. Com informações da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.

No último dia 24, Jair Renan foi alvo de busca e apreensão da polícia, e seu ex-empresário Maciel Carvalho foi preso.

O contrato entre Renan e Marcos Aurélio foi firmado em março do ano passado, juntamente com o auxílio do então assessor do filho do ex-mandatário, Diego Pupe, como contratante. Do outro, como contratado, está Marcos Aurélio Rodrigues, o dono da empresa 357 Cursos e Treinamentos Táticos, que dava aulas de tiro.

Maciel Carvalho ao lado de Renan Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Segundo dados presentes no contrato, o negócio não envolveu troca de dinheiro, mas “parcerias”, e teve validade até o fim de 2022, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Funcionava desta maneira: Renan divulgava os produtos da 357 e defendia em público a importância de se saber atirar. Em troca, recebia aulas de tiro de graça. Os treinamentos começaram naquele mês. Os instrutores eram Marcos Aurélio, o suposto laranja, e Maciel Carvalho, empresário preso recentemente na operação policial.

“Os influencers [Renan Bolsonaro e assessor] ficam expressamente proibidos de falar sobre qualquer outra empresa do segmento. Este contrato tem cunho de exclusividade”, afirmou trecho do documento em questão.

O contrato também definiu outros pontos, como o relacionado ao “tom” que deveriam ser realizados os posts acerca da 357; “divulgar o conteúdo naturalmente na rede social, como se estivesse dando uma dica ou conversando”.

As publicações deveriam ocorrer semanalmente, “nos horários de maior engajamento”, e destacar que aulas de tiro ajudariam na “legítima defesa própria, de terceiros e até mesmo de seus bens”.

Um ano após firmar esse contrato, em março deste ano, com Renan Bolsonaro, Marcos Aurélio Rodrigues herdou uma empresa do filho de Bolsonaro, a RB Eventos e Mídia.

O negócio chamou a atenção dos investigadores por dois pontos; um porque não houve qualquer pagamento pela movimentação; e outro pelo fato da firma em questão ser muito lucrativa para ser “vendida de graça” – uma vez que a companhia havia faturado R$ 4 milhões em um ano.

É por conta destas “irregularidades” que a Polícia Civil do DF suspeita que Marcos Aurélio Rodrigues seja um laranja em um esquema ilegal. As investigações acerca da companhia seguem em curso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link