
Um levantamento realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revelou um significativo aumento no engajamento de postagens favoráveis ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de impor medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Entre as 9h de segunda-feira (21) e o mesmo horário desta terça-feira (22), três expressões associadas à esquerda dominaram os “trending topics” no X: “Chuva de Lula” liderou com 1 milhão de menções, seguida por “Democracia Sempre” (411 mil menções) e “Eduardo Bolsonaro cassado” (110 mil menções).
A única hashtag de direita entre os principais tópicos foi “Reaja Brasil”, com 2 milhões de menções, número maior, mas que, segundo critérios da plataforma, não foi suficiente para superar o engajamento geral dos termos progressistas.
O estudo, que analisou 41 mil publicações em português relacionadas ao caso, identificou outros termos de esquerda ganhando tração, como “Bolsonaro preso amanhã” e “Vai Xandão”.
No Google Trends, a palavra “impeachment” alcançou a 10ª posição nas buscas no Brasil, com mais de 10 mil ocorrências, frequentemente associada a pesquisas como “impeachment moraes” e “alexandre de moraes impeachment”.
A decisão de Moraes de bloquear contas bancárias, bens e salário do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente que se mudou para os EUA, também repercutiu fortemente. O volume de postagens sobre o parlamentar no X, Instagram e Facebook entre domingo (20) e esta terça aumentou 67% em comparação a períodos anteriores. No Google Trends, o nome de Eduardo foi buscado mais de 2 mil vezes em 13 horas.

O crescimento do engajamento pró-STF e pró-Lula nas redes ocorre em meio a uma intensa polarização política, com a direita criticando as medidas contra Bolsonaro como “censura” e a esquerda defendendo a decisão como necessária para a preservação da democracia.
Enquanto termos como “Democracia Sempre” ganharam força entre usuários progressistas, a direita concentrou esforços em mobilizações como a hashtag “Reaja Brasil”, que, apesar do alto número de menções, não alcançou o mesmo impacto geral no algoritmo da plataforma.