Apoie o DCM

1. Os três juízes que deveriam estar ‘impedidos’ de julgar no Mensalão

[titulo id=1]

[saibamais leia]

Terra Brasilis
[/saibamais]

fux-nelson-jr-300O jurista Wálter Fanganiello Maierovitch escreveu um artigo em que trata do julgamento do mensalão. Ele falou, especificamente, de aspectos que, em situações normais, deveriam levar alguns juízes a estarem impedidos de julgar.

Uma condensação:

No processo do chamado “mensalão”, impedimentos flagrantes foram ignorados, quer pela falta de apresentação de exceções, quer pelo silêncio de alguns juízes. Três exemplos permitem uma reflexão. Toffoli estava impedido por suas notórias ligações com o então réu José Dirceu.

O impedimento de Mendes derivava do fato de haver antecipado, fora dos autos e depois de uma tumultuada reunião com Lula e Nelson Jobim, um juízo negativo a respeito dos réus.

Quanto a Luiz Fux, o impedimento era de clareza solar pela troca de favores quando Dirceu era influente ministro da Casa Civil.

Nos contatos com Dirceu, pediu apoio para ocupar a vaga almejada. Teria chegado a Dirceu, suspeita-se, por intermédio de um antigo patrocinador, o governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro.

A respeito, Fux diz não ter se lembrado à época que Dirceu era réu no “mensalão”, algo sabido e nunca esquecido pelos torcedores do Flamengo e do Corinthians.
[final]