Apoie o DCM

10 jornalistas são demitidos pelo Grupo Globo em todas as mídias

Reportagem de Anderson Scardoelli no Portal Comunique-se mostra que a demissão de William Waack não foi a única na Rede Globo. Pelo menos uma dezena de profissionais foram cortados nas diferentes mídias da empresa.

Oficializada na última sexta-feira, 22, a saída de William Waack da TV Globo e da GloboNews não representa a única baixa neste mês para o jornalismo do maior conglomerado de mídia do Brasil. Ao longo do mês, a empresa controlada pela família Marinho promoveu mudanças em todos os meios nos quais mantém projetos ativos. As movimentações fizeram com que ao menos 10 jornalistas deixassem a empresa ao decorrer das últimas semanas. As saídas no Grupo Globo atingiram – entre outros veículos – CBN, G1, Extra, O Globo e Rádio Globo.

Entre as baixas recentes do Grupo Globo está uma comunicadora que desfalca, de uma única vez, as redações do G1 e da GloboNews. Depois de cinco anos como comentarista do ‘Em Pauta’, Thais Herédia se despediu do canal hard news no dia 19 de dezembro. Na mesma data, ela usou as redes sociais para anunciar o fim do blog que mantinha há sete anos no portal de notícias da Globo. Graças ao trabalho como blogueira, Thais Herédia foi a vencedora da categoria ‘Economia – Mídia Escrita’ do Prêmio Comunique-se 2016. “Aos meus leitores e fontes, obrigada pelo carinho e parceria! #2018vemaí”, escreveu a jornalista. 

(…)

Braços do Grupo Globo no meio radiofônico, CBN e Rádio Globo também enxugaram seus quadros de colaboradores na última semana. Articulista-parceiro do Comunique-se, Anderson Cheni falou dos cortes nas emissoras em seu blog. A reportagem apurou que dois integrantes da equipe unificada de esportes foram dispensados: o narrador Marcelo “Fenômeno” Gomes e a repórter Mayra Siqueira. Vindo da extinta Rádio Globo de Belo Horizonte, Marcelo Gomes era funcionário do chamado Sistema Globo de Rádio há 17 anos. Mayra Siqueira completaria sete anos na empresa em janeiro. No departamento geral da Rádio Globo/CBN, a apresentadora Vanessa Di Sevo foi desligada após cinco anos.

(…)

Antes dos três, o Sistema Globo de Rádio já havia dispensado um de seus repórteres mais experientes. No dia 7 de setembro, Che Oliveira informou que não pertencia mais à lista de contratados da Central Brasileira de Notícias. O jornalista, que estava na emissora desde dezembro de 2015, soma passagens por redações no Rio de Janeiro, incluindo TV Globo, Band e Rede TV. Pela Record TV, ele foi o vencedor da categoria especial do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2008. A reportagem reconhecida na ocasião foi batizada de “Estouro de Cativeiro”.

Demissões não foram exclusividade na parte de rádio do Grupo Globo. No impresso, jornalistas com cargos de liderança não chegam a 2018 como funcionários dos diários O Globo e Extra. Para o Globo, chegou Alexandre Freeland (ex-diretor de redação de O Dia) como editor-executivo. Em contrapartida, estão fora da empresa o quarteto responsável justamente pela edição-executiva das marcas mantidas pela Infoglobo, que atuam cada vez mais de forma integrada: Alexandre Maron, Denise Ribeiro, Paulo Motta e Silvia Fonseca. As movimentações foram divulgadas pela diretoria geral da empresa há três semanas, conforme registrou o Portal dos Jornalistas.

(…)

Além de William Waack e dos outros 10 jornalistas dispensados, dezembro chegou ao Grupo Globo com a confirmação de mudanças anunciadas em agosto. Luiz Nascimento e Eugenia Moreyra, diretores do ‘Fantástico’ e da GloboNews, respectivamente, deixaram seus postos no último mês de 2017.

(…)

As mudanças dentro do Grupo Globo em dezembro chegaram à presidência. Há duas semanas, Roberto Irineu Marinho anunciou que deixava o dia a dia da empresa. Dessa forma, ele abandona o cargo de presidente executivo do conglomerado. O empresário, porém, seguirá como presidente do conselho. Para a presidência executiva, o escolhido foi Jorge Nóbrega. “Continuarei a conversar e opinar sobre nossos conteúdos, com um olhar de quem ama o que fazemos e de quem tem a experiência de tantos anos de televisão e mídia. Quero assegurar que estamos, hoje, construindo a Globo de amanhã”, escreveu Roberto Irineu Marinho.

Rede Globo. Foto: Divulgação