123milhas é alvo de processo do Ministério da Justiça

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, abriu um processo para investigar a suspensão das emissões de passagens promocionais pela 123milhas. A secretaria atendeu a pedido do Ministério do Turismo, que solicitou à empresa que faça um levantamento dos clientes prejudicados e trabalhe na reparação de danos. A informação é da Folha de S.Paulo.
O pedido para abertura de investigação foi feito neste sábado (19), um dia depois do anúncio da companha de que realizaria as suspensões. A agência de viagens digital determinou o bloqueio de pacotes e de emissão de passagens aéreas na linha “Promo” com data variável.
No anúncio da suspensão, a 123milhas afirmou que ressarciria os clientes prejudicados com vales que terão duração de 36 meses. Os vouchers terão correção monetária de 150% do CDI ao mês. A empresa não liberou a opção de devolução do valor investido.
O objetivo da companhia é que os cupons sejam usados apenas em produtos do site, como passagens, hotéis ou pacotes. O titular da Senacon, Wadih Damous, afirmou que a empresa não pode oferecer somente essa opção e que os clientes “têm o direito de optar pelo ressarcimento em dinheiro”.
O Procon-SP também notificou a 123milhas para saber os motivos da suspensão. O órgão questiona se a agência está informando seus clientes sobre quais medidas de compensação serão adotadas.