2. Lula pode ser candidato caso Dilma não se recupere nas pesquisas
[titulo id=2]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Luiz Inácio Lula da Silva não planejava retornar à vida pública neste momento, mas, se a presidente Dilma Rousseff não se recuperar politicamente, ele pode se apresentar.
O ex-presidente ainda acredita na recuperação de Dilma, que na última pesquisa do Datafolha viu sua popularidade cair para 30%, depois de chegar a 65% em março.
O objetivo é salvar o projeto que levou o PT ao poder há 13 anos.
Nos últimos meses, Lula tem ouvido queixas de empresários, petistas e aliados quanto à postura da presidente.
As reclamações vão da condução da economia à articulação política, passando pela maneira como Dilma trata ministros, assessores e políticos aliados.
Todos reclamam da “falta de disposição” da presidente ao diálogo.
Em todas as conversas, o ex-presidente defende a sucessora, mesmo concordando com algumas das críticas feitas a ela.
Lula assumiu compromisso de apoiar a reeleição de Dilma em janeiro deste ano.
Dilma não cobrou apoio de Lula. No dia 25 de janeiro, aniversário de 459 anos de São Paulo, os dois se reuniram na capital paulista e, no encontro, o ex-presidente deixou claro que não pretendia se candidatar.
“Você é minha candidata. Não tem outra solução”, teria dito Lula.
Muitos acharam que Lula tinha desistido de uma possível candidatura por enfrentar um novo problema de saúde depois do câncer que o acometeu dois anos atrás.
Lula voltou a sentir um incômodo na laringe no início do ano. Seus médicos pediram uma biópsia, mas em abril constatou-se que se tratava apenas de uma inflamação.
[final]
