Apoie o DCM

2020 tem 24% mais mortes do que o projetado por conta da pandemia de covid-19

Imagem: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL:

Antes mesmo de terminar, 2020 já é o ano com maior registro de óbitos no Brasil, um recorde puxado pela pandemia do novo coronavírus. Até novembro, a covid-19 já havia causado um aumento de 24% na quantidade de óbitos de causas naturais esperados para este ano, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Até o dia 14 de novembro, último período disponível para consulta, eram esperados cerca de 828.395 óbitos no país. Ocorreram mais de 195 mil mortes além desta projeção — o chamado excesso de mortalidade. No mesmo período, 165.673 pessoas haviam morrido em decorrência direta da covid-19, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

O acompanhamento desse excesso de mortalidade é sugerido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para monitoramento das mortes com influência direta e indireta da pandemia. “Mortes provocadas, por exemplo, pela sobrecarga nos serviços de saúde, pela interrupção de tratamento de doenças crônicas ou pela resistência de pacientes em buscar assistência à saúde, pelo medo de se infectar pelo novo coronavírus”, informa o Conass em nota técnica.

(…)