22% dos eleitores ainda podem mudar seu voto, diz Datafolha

Quase um quarto dos eleitores brasileiros admitem que podem mudar seu voto até a data da eleição. O número tem diminuído conforme a data da votação se aproxima e chegou ao seu menor patamar desde fevereiro: 22%. A informação é de pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (9).
Segundo o levantamento, 77% dos eleitores declararam estar totalmente decididos de sua escolha nas urnas. O valor mostra que há pouco espaço para o crescimento dos candidatos da “terceira via”, como Ciro Gomes, que tem 7%, e Simone Tebet, 5%.
Entre eleitores de Lula e Jair Bolsonaro, mais de 80% dizem estar totalmente decididos de seus votos. 84% dos bolsonaristas afirmam que não trocarão seu candidato, enquanto 83% dos eleitores do ex-presidente estão convictos. Em relação à última pesquisa, divulgada em 1º de Setembro, a taxa se manteve para o chefe do Executivo e variou positivamente para o petista.
Entre os que votam em Ciro, a taxa era de 42% variou para cima dentro da margem de erro. Tebet, por sua vez, perdeu seu eleitores convictos: foi de 51% para 45%.
Encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, a pesquisa ouviu 2.676 eleitores em 191 municípios do país entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.