25 países pedem mudança de sede da COP30 por “preços abusivos” em Belém

Representantes de 25 países pediram oficialmente ao governo brasileiro a mudança da sede da COP30, prevista para ocorrer em Belém, no Pará. O motivo é o alto custo da hospedagem na cidade, que tem preocupado os participantes. Segundo André Corrêa do Lago, presidente da Conferência da ONU sobre o Clima, os valores cobrados por hotéis em Belém chegaram a ser até dez vezes maiores que o normal.
O documento com a solicitação foi entregue ao governo brasileiro, alertando para a possibilidade de transferência da conferência caso o problema não seja resolvido. “Representantes de regiões pediram para tirar a COP de Belém”, disse Lago em evento promovido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros (AIE). Ele ressaltou que há um sentimento de revolta, principalmente entre países em desenvolvimento, diante dos preços considerados abusivos.
Segundo o presidente da COP30, o governo tenta convencer os hotéis a reduzirem os valores, mas não pode impor limites devido à legislação atual. “Talvez os hotéis não estejam se dando conta da crise que estão provocando”, afirmou. Uma reunião com representantes do governo federal já havia sido realizada para discutir o tema.