Apoie o DCM

Destino das investigações sobre Serra está nas mãos de Gilmar Mendes

Serra e Gilmar são velhos conhecidos: na véspera do impeachment, até almoçaram juntos com Armínio Fraga

Do Globo:

Alvo de duas operações da Polícia Federal neste mês, o senador José Serra  (PSDB-SP) tenta levar seus casos para o Supremo Tribunal Federal (STF). O tucano entrou com três reclamações dirigidas diretamente ao ministro Gilmar Mendes. Duas delas são contra a ação que corre na Justiça Federal em que Serra e sua filha, Verônica, foram denunciados por lavagem de propinas que ele teria recebido da Odebrecht sobre obras do Rodoanel.

A outra medida é contra a busca e apreensão determinada pela Justiça Eleitoral na terça-feira (19) que apura o recebimento de R$ 5 milhões de caixa 2 para sua campanha ao Senado em 2014.

O pedido de Serra pode provocar o Supremo a rediscutir o foro privilegiado em inquéritos eleitorais. Em 2019 a corte decidiu que crimes de corrupção e lavagem quando investigados com caixa dois devem correr na Justiça Eleitoral. A decisão, que na época foi considerada a uma derrota para a Lava-Jato, hoje se destaca como uma nova frente da operação.

(…)