Itamaraty coloca sigilo em telegramas que tratam de Huawei e 5G

Do Globo:
O Itamaraty colocou em sigilo telegramas ostensivos (que normalmente são de acesso irrestrito) trocados pelos postos diplomáticos do país que contenham menções a termos relacionados à rede 5G e a empresas como a chinesa Huawei.
Levantamento feito pelo GLOBO identificou que, nos últimos oito meses, o Itamaraty negou pelo menos três pedidos de acesso à informação sob o argumento de que o assunto era considerado um “tema sensível” e que a sua divulgação poderia “afetar a relação do Brasil com parceiros bilaterais e multilaterais”.
Em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal O GLOBO, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, foi enfático ao dizer que se o governo brasileiro não banisse a Huawei como fornecedora da rede 5G, o Brasil sofreria “consequências” — Eu diria que represálias não, consequências sim. Cada país é responsável por suas decisões — disse Chapman.
O sigilo imposto aos telegramas acontece em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a China pela implementação da tecnologia 5G em diversos países do mundo. Os chineses têm a tecnologia considerada mais barata do mercado, oferecida pela gigante Huawei.
(…)