Apoie o DCM

Políticos policiais criticam elogios do chefe da Força Nacional, marido de Zambelli, a PMs amotinados

Do UOL:

Teve repercussão bastante negativa entre os políticos oriundos das funções policiais e das Forças Armadas o discurso feito pelo comandante da Força Nacional de Segurança (FNS), coronel Aginaldo de Oliveira, aos PMs amotinados no Ceará, na noite de domingo. Pouco antes da votação que decidiria pelo fim da paralisação, Oliveira fez elogios aos grevistas, que agiram fora da lei. Chamou-os de “gigantes” e parabenizou pela coragem.

O mais enfático foi o senador Major Olímpio (PSL-SP). “Vou falar com o Moro e pedir pra mandar ele (coronel Aginaldo) embora. Foi absolutamente irresponsável”, disse à coluna. “A manifestação dele colocou em xeque o ministro da Justiça e o presidente da República: se os dois não o demitirem é porque estão entendendo que o comportamento é normal. Quando os caras da Força Nacional fizerem a mesma coisa, quero ver”.(…)

O deputado Delegado Waldir (PSL-GO) avalia que o comandante da Força Nacional “rasga o código militar, a Constituição e algumas legislações que são o sustentáculo das forças policiais”. O parlamentar acredita que a menção do presidente de não renovar a GLO e a fala do ministro da Justiça de que não trataria policiais como criminosos prova apoio integral dos dois governantes ao motim.(…)

Outro político que já atuou na PM, deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) rotulou como inoportuna a fala. “O comandante da Força Nacional insinua um elogio e um incentivo. Não pode, de jeito nenhum. A melhor postura seria o silêncio”, critica.

(…)