Apoie o DCM

3. Deputado pede cassação do mandato de Afif como vice-governador

[titulo id=3]
[saibamais leia]

Brasil de Fato

[/saibamais]

Guilherme-Afif-DomingosO deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) entrará amanhã com uma representação no Ministério Público de São Paulo pedindo a perda do mandato do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, filiado ao PSD.

Ele argumenta que Afif não pode ter este cargo ao mesmo tempo em que assume a Secretaria da Micro e Pequena Empresa do governo federal, com status de ministro.

O pedido de Giannazi se baseia nas constituições federal e paulista. “Não é só um absurdo moral ou ético, mas jurídico também. Não tem sentido esse acúmulo de cargos. Se ele precisar assumir o governo estadual, tem de se licenciar do cargo federal. É um fato inusitado”, diz Giannazi. “Do ponto de vista político, não tem também coerência nenhuma, ele serve a dois senhores, ao PT e ao PSDB ao mesmo tempo, além do Kassab.”

O vice-governador foi convidado pela presidenta Dilma Rousseff para assumir a nova pasta, criada em abril. A posse está marcada para quinta-feira (9).

Dessa maneira, o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab, depois de muitas especulações desde sua fundação, em 2011, passa finalmente a integrar a coalizão de governo.
[final]