Apoie o DCM

3. Dilma indica mineiro Janot para o lugar de Gurgel na PGR

[titulo id=3]

[saibamais leia]

Conjur

[/saibamais]

A presidente Dilma Roussef escolheu na início da noite deste sábado (17/8) o procurador Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República, no lugar de Roberto Gurgel.

A nomeação foi anunciada pelo Palácio do Planalto por meio de nota. “A presidente Dilma Rousseff considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição”. O texto diz que Janot tem brilhante carreira no Ministério Público.

Em abril, Janot recebeu 511 votos em eleição da Associação Nacional dos Procuradores da República para o cargo. Liderou a lista tríplice da entidade, junto com Ela Wiecko (457 votos) e Deborah Duprat (445 votos).

A escolha é de livre nomeação da Presidência da República. Desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva, adotou-se a lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria. Com a escolha de Janot, Dilma mantém a tradição de nomear o mais votado.

Rodrigo Janot, de 56 anos, é mineiro e ingressou no Ministério Público Federal em 1984, chegando ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da associação dos procuradores entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989. Também integrou a lista tríplice de 2011.

Mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Janot tem especialização em direito do consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de S. Anna, na Itália.

[final]