3.Facebook diz que recebeu 10 000 pedidos de informações do governo americano
[titulo id=3]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Em seu site, o Facebook afirmou que recebeu entre 9 000 e 10 000 pedidos de informações de entidades governamentais dos Estados Unidos no segundo semestre de 2012.
A informação é uma resposta do Facebook ao escândalo da espionagem eletrônica nascido, na semana passada, com as explosivas revelações de Edward Snowden.
Os pedidos, segundo o Facebook, cobrem entre 18 mil e 19 mil contas, e vão de questões simples de crimes comuns até investigações complexas sobre a segurança nacional.
Também a Microsoft revelou números a respeito da espionagem feita pelo governo americano. A empresa informou que recebeu entre 6 000 e 7 000 pedidos de dados relativos a cerca de 32 mil contas.
Os vazamentos feitos por um ex-técnico de informática sugerem que o programa de vigilância eletrônica dos EUA é muito maior do que o que se imaginava.
Num primeiro momento, as grandes empresas de internet do mundo foram acusadas de franquear o acesso do governo americano a seus servidores.
Elas negaram isso, mas admitiram que aceitaram as requisições feitas legalmente por Washington.
As informações trazidas agora pelo Facebook e pela Microsoft refletem uma tentativa de recuperar a credibilidade diante de seus usuários.
[final]