Apoie o DCM

3. Governo diz que obras em Belo Monte não vão parar

[titulo id=3]

[saibamais leia]

Unisinos

[/saibamais]

protesto_belo_monteO ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse na noite desta terça-feira (4), durante reunião com o grupo de mais de 140 índios que desde o dia 27 ocupavam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que as obras na usina não vão parar.

“A obra de Belo Monte já está a meio caminho andando. Ela é necessária para nós e nós vamos fazê-la sim, sem dúvida nenhuma. Vamos aceitar todas as formas de protesto democrático, mas não vamos aceitar que ela seja interrompida”, disse.

Os índios que ocuparam o escritório do principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a 55 quilômetros de Altamira (PA), até a manhã de hoje, deixaram o local nesta terça-feira para viajar a Brasília e se reunir com representantes do governo federal.

Carvalho informou ainda que o governo vai reforçar a segurança no canteiro para impedir novas ocupações.

Desde que foram iniciadas, em junho de 2011, as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte tiveram 92 dias de paralisações.

“Hoje pela manhã tomamos providências com a Força Nacional para que haja de fato um reforço na segurança para que os operários possam trabalhar e que os protestos sejam feitos de maneira democrática, mas não para tentar inviabilizar um empreendimento que é importantíssimo para a questão energética do país”, disse Carvalho.

Os índios entregaram a Carvalho um documento apresentando 33 reivindicações.

[final]