3. Índios em Belo Monte aceitam encontro com governo
[titulo id=3]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Após quatro dias de ocupação do principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, as lideranças do protesto indígena aceitaram a proposta feita pelo governo federal.
Um grupo de índios viajará a Brasília na próxima quarta-feira (5) para se reunir com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e dos ministérios da Justiça e de Minas e Energia.
Os indígenas, no entanto, permanecerão no interior do canteiro até, pelo menos, o dia do encontro.
A decisão de deixar ou não o local vai depender do resultado da conversa com os representantes do governo.
O transporte dos índios entre Jacareacanga e Brasília vai ser custeado pelo governo federal.
Desde o início da ocupação, os índios exigiam que um representante do executivo fosse ao canteiro negociar as reivindicações.
Entre outras medidas, eles querem a suspensão de todos os empreendimentos hidrelétricos na Amazônia até que o processo de consulta prévia aos povos tradicionais, previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), seja regulamentado.
O governo, contudo, argumenta que será mais fácil negociar em Brasília, pois na capital federal há como consultar outros ministros e membros da equipe.
Ao contrário da vez anterior, os índios ontem aceitaram a proposta com a condição de poderem permanecer no escritório central do canteiro Sítio Belo Monte até o fim da reunião com o governo federal.
Com isso, a ordem de reintegração de posse concedida pela subseção da Justiça Federal em Altamira não será cumprida até segunda ordem.
[final]