3. Putin diz que Snowden deve partir, mas acena com asilo
[titulo id=3]
[saibamais leia]
[/saibamais]
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que gostaria que Edward Snowden fosse embora. Snowden está há três semanas morando num aeroporto de Moscou. Putin, porém, também sinalizou que o ex-consultor de inteligência dos Estados Unidos estaria se encaminhando para atender às condições da Rússia para a concessão de asilo.
Snowden viajou de Hong Kong para o aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, no dia 23 de junho, na esperança de embarcar de lá para algum país que o protegesse de perseguições judiciais nos Estados Unidos, onde foi acusado de ameaçar a segurança nacional ao divulgar programas governamentais secretos de espionagem.
Sem passaporte válido e sem visto, Snowden não pôde passar pelo guichê da imigração e permanece em um limbo jurídico.
Putin, tentando não complicar ainda mais suas relações com Washington, disse que a Rússia só concederia asilo se ele parar de fazer revelações prejudiciais aos EUA.
Três governos da América Latina — Bolívia, Nicarágua e Venezuela– já ofereceram asilo a Snowden, mas não há voos diretos de Moscou, o que gera o risco de que o americano seja barrado ao fazer conexão.
Na semana passada, Snowden, de 30 anos, disse que estaria disposto a cumprir as condições de Putin para receber um asilo temporário na Rússia, enquanto espera condições para se instalar definitivamente em outro país.
[final]