4. Americanos protestam nas ruas contra a absolvição de vigia que matou jovem negro
[titulo id=4]
[saibamais leia]
[/saibamais]
Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado em 100 cidades dos Estados Unidos para pedir justiça pela morte do adolescente negro Trayvon Martin, entre eles os pais do jovem falecido e os cantores Beyoncé e Jay-Z.
A campanha “Justiça para Trayvon”, organizada pela Rede Nacional de Ação, congregou manifestantes desde Los Angeles (Califórnia) até Washington para protestar pela decisão de um júri de absolver o vigilante George Zimmerman da morte de Martin Trayvon.
Em Nova York, os olhares se centraram em Jay-Z e Beyoncé, que tiraram fotos com o reverendo Al Sharpton e com a mãe de Trayvon, Sybrina Fulton.
“Deus está curando meu coração neste momento”, escreveu Sybrina em sua conta no Twitter no início da manifestação. “Mas ao ver tanta gente reunida para isso, me lembra que temos muito trabalho para fazer”, acrescentou.
Os manifestantes pedem ao Departamento de Justiça dos EUA, que abriu uma investigação sobre o caso após a absolvição de Zimmerman, que considere a possibilidade de apresentar acusações por violação dos direitos civis contra o suspeito, que mantém que disparou em Martin em defesa própria.
A congregação em Miami (Flórida) reuniu 500 pessoas, entre elas o pai do adolescente, Tracy Martin, assim como em Washington centenas de pessoas saíram às ruas, enquanto em outros pontos, com Atlanta (Geórgia), Chicago (Illinois) e Los Angeles, as pessoas se reuniram em frente aos tribunais das cidades em questão.
“Como comunidade, temos que nos unir e apoiar a justiça por Trayvon. E temos que fazer isso de forma pacífica”, disse à emissora “CNN” Donna Wade, uma das manifestantes em Los Angeles.
As manifestações ocorrem um dia depois que o presidente de EUA, Barack Obama, entrou no debate sobre Martin com um discurso muito pessoal que ressaltou o cenário de racismo do caso.
[final]