Apoie o DCM

4. Capriles dá ultimato sobre recontagem de votos na Venezuela

[titulo id=4]

[saibamais leia]

Operamundi
[/saibamais]

Henrique Capriles addresses the media in CaracasO candidato derrotado na eleição venezuelana Henrique Capriles afirmou, nesta quarta-feira (24/04), que o pleito realizado dia 14 de abril foi roubado e exigiu que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) anuncie até amanhã o dia do início da auditoria, prometida pelo órgão eleitoral.

Desde antes das eleições Capriles depositou dúvidas sobre o CNE, que, por sua vez informou na semana passada que a auditoria não irá alterar o resultado, ao contrário do que vem dizendo o opositor.

Nesta quarta, a transmissão por emissoras privadas do discurso de Capriles, feito antes de uma coletiva, foi interrompida por uma rede nacional de rádio e televisão sobre a onda de violência pós-eleitoral. O som de panelas, que havia acabado nos últimos dias, imediatamente voltou a ser escutado em Caracas.

Desde 15 de abril, data em que a maior parte das agressões foi registrada, 10 venezuelanos identificados com o chavismo, de acordo com o governo, foram mortos. Mais de 70 ficaram feridos, sendo um deles após ser queimado vivo. Centros de saúde, onde trabalham médicos cubanos, foram alvos preferenciais.

No momento em que Capriles falava, Maduro enviou mensagens por meio de sua conta pessoal no Twitter. “(…) Força total com a verdade frente ao fascismo que ameaça nossa pátria outra vez…Basta de ameaças…Justiça”, escreveu. O presidente venezuelano prometeu julgar os crimes cometidos desde a eleição e uma comissão de investigação foi anunciada pela Assembleia Nacional.

[final]